terça-feira, 16 de junho de 2020

Catequese diária - 16/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 5,43-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

Santo do dia: São João Francisco Régis.


Santa Lutgarda.


Por Francisco de Goya - [2], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2562275

Beato Donizetti Tavares de Lima.

Beata Maria Teresa (Ana Maria Catarina Scherer).


By Andreas Faessler - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35648357

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor exorta-nos a recordar, reparar, reconstruir e a fazê-lo juntos, sem nunca esquecer aqueles que sofrem.

"Jesus Cristo, que veio salvar todos os homens e deseja associar os cristãos à sua obra redentora, quis ensinar aos seus discípulos - a ti e a mim - uma caridade grande, sincera, mais nobre e valiosa: devemos amar-nos mutuamente como Ele ama a cada um de nós. Só desta maneira, imitando - dentro da nossa rudeza pessoal - os modos divinos, conseguiremos abrir o nosso coração a todos os homens, amar de um modo mais alto, inteiramente novo."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-capitulo-14.htm

"Há na comunidade uma irmã que tem o talento de me desagradar em todas as coisas; os seus modos, as suas palavras, o seu caráter eram-me muito desagradáveis. No entanto, é uma santa religiosa, que deve ser muito agradável ao bom Deus; assim, não querendo ceder à antipatia natural que sentia, disse a mim própria que a caridade não devia ser composta por sentimentos, mas por obras. Decidi então fazer por esta irmã aquilo que faria pela pessoa que mais amasse. Cada vez que a encontrava, rezava ao Senhor por ela, oferecendo-Lhe todas as suas virtudes e méritos. Sentia que isso agradava a Jesus, pois não existe artista que não goste de receber louvores pelas suas obras e Jesus, o artista das almas, fica feliz quando não nos detemos no exterior, mas, penetrando até ao santuário íntimo que Ele escolheu para morar, admiramos a sua beleza."
(Santa Teresinha)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Mas quem poderia tornar-se perfeito? A nossa perfeição é viver como filhos de Deus, cumprindo concretamente a sua vontade. São Cipriano escrevia que 'à paternidade de Deus deve corresponder um comportamento de filhos de Deus, para que Deus seja glorificado e louvado pela boa conduta do homem' (De zelo et livore, 15: CCL 3a, 83)."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110220.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário