quinta-feira, 25 de junho de 2020

Catequese diária - 25/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 7,21-29)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.

24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

Santo do dia: São Guilherme de Vercelli.


São Máximo de Turim.

São Próspero da Aquitânia.


Santa Doroteia de Montau.


By Unknown author - Own work - przesłane przez: Marcin n® ☼, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60401230

São Salomão da Bretanha.


By Photo, crop, resize, perspective and contrast correction : Ash Crow, Original fresco : Alphonse Le Henaff - Crop of a photograph of a fresco by Alphonse Le Henaff., CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5030174

Beata Maria de Santa Mônica Lhuillier.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Comecemos pelos inúmeros testemunhos de amor generoso e livre que nestes meses nos ensinaram o quanto existe a necessidade de proximidade, de cuidado, de sacrifício para alimentar a fraternidade e a convivência civil. Desse modo, sairemos mais fortes dessa crise.

Papa Francisco
@Pontifex_pt
·
5 h
Nestes tempos difíceis, o trabalho dos marítimos e pescadores se tornou ainda mais importante. Desejo enviar a eles uma mensagem de esperança, de conforto e de consolação.
#SeafarersAreKeyWorkers 

MENSAGEM EM VÍDEO DO PAPA FRANCISCO
AOS TRABALHADORES MARÍTIMOS E SUAS FAMILIAS

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2020/documents/papa-francesco_20200617_videomessaggio-personalemarittimo.html

"O justo, ou seja, aquele que, no batismo, se revestiu do homem novo, criado na justiça, vive, enquanto justo, da fé, da luz que lhe confere o sacramento da iluminação. Quanto mais vive da fé, mais vive uma verdadeira vida sobrenatural, mais realiza em si a perfeição da sua adoção divina. Reparai bem na expressão 'ex fide': o que quer ela dizer exatamente? Quer dizer que a fé deve estar na raiz de todos os nossos atos, de toda a nossa vida. Há almas que vivem 'com fé', 'cum fide'; têm fé e não se pode negar que a pratiquem, mas só se recordam eficazmente da sua fé em determinadas ocasiões."
(Beato Columba Marmion)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Somente Jesus é o fundamento seguro, as aparências não ajudam e isso também se vê no confessionário: somente quem se reconhece pecador, fraco, desejoso de salvação, tem uma vida baseada sobre a rocha, enquanto crê e conta com Jesus-Salvação."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-convida-a-edificar-a-vida-em-deus-para-ser-feliz-15580

"Falas continuamente de que é preciso corrigir, de que é preciso reformar. Muito bem...: reforma-te tu! - que boa falta te faz -, e já terás começado a reforma. - Enquanto não o fizeres, não darei crédito às tuas proclamações de renovação."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-capitulo-20.htm

"Construir sobre Cristo quer dizer fundamentar na sua vontade todas as aspirações pessoais, as expectativas, os sonhos, as ambições e todos os seus projectos. Significa dizer a si mesmo, à própria família, aos próprios amigos e ao mundo inteiro, mas sobretudo a Cristo: 'Senhor, na minha vida nada quero fazer contra ti, porque Tu sabes o que é melhor para mim. Tu tens palavras de vida eterna' (cf. Jo 6, 68). Meus amigos, não tenhais medo de apostar em Cristo! Tende saudades de Cristo, como fundamento da vida! Inflamai em vós o desejo de construir a vossa própria vida com Ele e por Ele! Porque não pode perder aquele que aposta tudo no amor crucificado do Verbo encarnado."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2006/may/documents/hf_ben-xvi_spe_20060527_giovani-krakow.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário