sexta-feira, 26 de junho de 2020

Catequese diária - 26/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 8,1-4)

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

Santo do dia: São Josemaría Escrivá.


Por Oficina de Información de la Prelatura del Opus Dei en España - https://www.flickr.com/photos/opus-dei/6990010951/in/album-72157629242365993/, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57694306

Santos João e Paulo.


By Didier Descouens - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=64466367

São Pelágio de Córdova.

São José Maria Robles Hurtado.


De http://www.sanjosemariaroblesh.org/biografia.htm, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3696230

São José Ma Taishun.

Beato Tiago de Ghazir (Khalīl Al-Haddād).

Beato André Jacinto Longhin.


"A conversão é coisa de um instante. A santificação é obra de toda a vida."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-285.htm

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Só vê bem quem olha com o coração, porque sabe «ver dentro»: a pessoa independentemente dos seus erros, o irmão independentemente das suas fragilidades, a esperança nas dificuldades; vê Deus em tudo.

"Deus concede a santa pureza aos que a pedem com humildade."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-4.htm

"Tudo o que faz e diz este homem, considerado impuro, é a expressão da sua fé! Reconhece o poder de Jesus: está convicto de que Ele tem o poder de o curar, e que tudo depende da sua vontade. Esta fé foi a força que lhe permitiu violar todas as convenções e procurar ir ao encontro com Jesus; assim, ajoelhando-se diante dele, chama-lhe 'Senhor'. A súplica do leproso demonstra que quando nos apresentamos a Jesus não é necessário fazer longos discursos. São suficientes poucas palavras, contanto que sejam acompanhadas pela plena confiança no seu poder absoluto e na sua bondade. Efetivamente, confiar na vontade de Deus significa entregar-se à sua misericórdia infinita."
(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2016/documents/papa-francesco_20160622_udienza-generale.html

"É preciso, obviamente, fazer tudo o que é possível para atenuar o sofrimento: impedir, na medida do possível, o sofrimento dos inocentes; amenizar as dores; ajudar a superar os sofrimentos psíquicos. Tudo isto são deveres, tanto de justiça como de amor, que se inserem nas exigências fundamentais da existência cristã e de todas as vidas verdadeiramente humanas. Na luta contra a dor física, conseguiram-se realizar grandes progressos; mas o sofrimento dos inocentes e também os sofrimentos psíquicos aumentaram no decurso destas últimas décadas.
Sim, devemos fazer tudo para superar o sofrimento, mas eliminá-lo completamente do mundo não está nas nossas possibilidades humanas, simplesmente porque não podemos ultrapassar a nossa finitude e porque nenhum de nós é capaz de eliminar o poder do mal, do erro, que – como constatámos – é uma fonte contínua de sofrimento. Isto só Deus o poderia fazer: só um Deus que entra pessoalmente na História tornando-Se homem e sofrendo nela. Nós sabemos que este Deus existe e que, por isso, este poder que 'tira os pecados do mundo' (Jo 1,29) está presente no mundo. Pela fé na existência deste poder, surgiu na História a esperança da cura do mundo."
(Papa Bento XVI)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário