sexta-feira, 12 de junho de 2020

Catequese diária - 12/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 5,27-32)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.

30Se tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.

31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

Santo do dia: São Gaspar Bertoni.



By Rompiscatole - https://www.flickr.com/photos/_rompiscatole_/750238832/ Rio Claro-SP, Curia Provincial, Brasil, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2879329

Santo Onofre.



São Leão III, papa.



Beata Mercedes de Jesus Molina.



Beata Flórida (Lucrécia Helena Cevoli).

Beato Lourenço Maria de São Francisco Xavier (Lourenço Maria Salvi).



108 beatos mártires da Polônia.

Acídia - vírus que mata o amor (São Gaspar Bertoni):

https://www.paulus.com.br/loja/acidia-virus-que-mata-o-amor_p_4816.html

DIA DOS NAMORADOS

Procure estudar sobre a castidade, meditá-la e vivê-la!
O namoro é a preparação para o casamento. Tem uma forma própria de viver.
Reze e tenha uma devoção especial pela Mãe Santíssima, além de outras devoções. Conheça a história de casais santos. São eles nossos exemplos. Não se deixe levar pelo que o mundo diz.




Papa Francisco
@Pontifex_pt

Se haurirmos a misericórdia, o perdão e a ternura de Deus do #CoraçãoDeJesus, então também o nosso coração, pouco a pouco, se tornará mais paciente, mais generoso, mais misericordioso.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Muitas crianças são obrigadas a trabalhos inadequados para sua idade, que as privam de sua infância e colocam em risco seu desenvolvimento integral. Faço apelo às instituições para que realizem todo esforço para proteger os menores. #NoChildLabourDay

"O cristão tem consciência disto: o amor humano é bom na sua origem e, embora esteja, como tudo o que existe no homem, ferido e deformado pelo pecado, encontra em Cristo a sua salvação e a sua redenção. […] Quantos casais encontraram, na sua vida conjugal, o caminho da santidade, nesta comunidade de vida que é a única fundada num sacramento! Obra do Espírito Santo (cf Tt 3,5), a regeneração batismal faz de nós criaturas novas (cf Gal 6,15), para que 'assim caminhemos nós, também, numa vida nova' (Rom 6,4). Nesta grande empresa de renovação de todas as coisas em Cristo, o matrimônio, também ele purificado e renovado, torna-se uma realidade nova, um sacramento da Nova Aliança. E eis que no limiar do Novo Testamento, como na entrada do Antigo, se forma um casal. Mas, ao passo que aquele, formado por Adão e Eva, foi a fonte do mal que se espalhou sobre o mundo, o de José e Maria é a plenitude de onde a santidade se expande sobre toda a Terra."
(São Paulo VI)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Tira-me, Jesus, esta crosta suja de podridão sensual que me recobre o coração, para que sinta e siga com facilidade os toques do Paráclito na minha alma."

"Não tenhas a covardia de ser 'valente'; foge!"

"É necessária uma cruzada de virilidade e de pureza que enfrente e anule o trabalho selvagem daqueles que pensam que o homem é uma besta.
 - E essa cruzada é obra vossa."

(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-4.htm

"É exatamente a família, fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher, a maior ajuda que se possa oferecer às crianças. Elas querem ser amadas por uma mãe e por um pai que se amam, e têm necessidade de habitar, crescer e viver juntamente com ambos os pais, porque as figuras materna e paterna são complementares na educação dos filhos e na construção da sua personalidade e identidade. Por conseguinte, é importante que se faça todo o possível para os fazer crescer numa família unida e estável. Para esta finalidade é preciso exortar os cônjuges a nunca perder de vista as razões profundas e a sacralidade do seu pacto conjugal e a reafirmá-lo com a escuta da Palavra de Deus, a oração, o diálogo constante, o acolhimento e o perdão recíprocos. Um ambiente familiar que não é sereno, a separação do casal e, em particular, o divórcio provocam consequências para as crianças, enquanto apoiar a família e promover o seu verdadeiro bem, os seus direitos, a sua unidade e estabilidade é a maneira melhor para tutelar os direitos e as exigências autênticas dos menores."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2010/february/documents/hf_ben-xvi_spe_20100208_pc-family.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário