quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Catequese diária - 10/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 17,11-19)

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.

Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

Santo do dia: São Leão Magno, papa.


By Mattana - Own work, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13634486

Santo André Avelino.


São Justo da Cantuária.


By Octave 444 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=96050953

Charles de Foucauld será santo em 15 de maio:

Sete novos santos para a Igreja


Papa Francisco
@Pontifex_pt

"A fé de Cristo em teu coração é como Cristo no barco." (Santo Agostinho). Despertemos Cristo em nosso coração e então poderemos contemplar as coisas com o seu olhar, porque Ele vê além da tempestade. #AudiênciaGeral

Um Papa que confirmou a fé:


"Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, eterna é Sua misericórdia."
(Sl 117,29)

"Reconhece, ó cristão, a tua dignidade. Uma vez constituído participante da natureza divina, não penses em voltar às antigas misérias da tua vida passada. Lembra-te de que cabeça e de que corpo és membro. Não te esqueças de que foste libertado do poder das trevas e transferido para a luz e para o Reino de Deus."
(São Leão Magno)


"Graças, meu Deus, por todo o dom e amor
com que incessantemente me cumulais,
que me iluminam, como o sol o fulgor,
e por eles o caminho certo me indicais.

Graças Vos dou por me haverdes criado, Senhor,
por do nada à vida me terdes chamado,
e em minh’alma vossas marcas assinalado,
e tudo trabalho apenas de puro amor."

(Santa Faustina Kowalska)


"Quem, como o samaritano curado, sabe agradecer, demonstra que não considera tudo como um direito, mas como um dom que, também quando chega através dos homens ou da natureza, provém ultimamente de Deus. Portanto a fé exige que o homem se abra à graça do Senhor; reconheça que tudo é dom, tudo é graça. Que tesouro se esconde numa pequena palavra: 'obrigado!'.
(...)
Na realidade, a lepra que deturpa realmente o homem e a sociedade é o pecado; são o orgulho e o egoísmo que geram no espírito humano indiferença, ódio e violência. Esta lepra do espírito, que desfigura o rosto da humanidade, só Deus, que é Amor, a pode curar. Abrindo o coração a Deus, a pessoa que se converte é curada interiormente do mal."
(Papa Bento XVI)


"Habitua-te a elevar o coração a Deus em ação de graças, muitas vezes ao dia. - Porque te dá isto e aquilo. - Porque te desprezaram. - Porque não tens o que precisas, ou porque o tens.
Porque fez tão formosa a sua Mãe, que é também tua Mãe. - Porque criou o Sol e a Lua e este animal e aquela planta. - Porque fez aquele homem eloqüente e a ti te fez difícil de palavra...
Dá-Lhe graças por tudo, porque tudo é bom."
(São Josemaría Escrivá)



Nenhum comentário:

Postar um comentário