terça-feira, 30 de novembro de 2021

Catequese diária - 30/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 4,18-22)

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

Santo do dia: Santo André, apóstolo.

By Agnieszka Kwiecień (Nova) - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=43930801

São Galgano Guidotti.

By Sailko - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37374825

Beato João de Vercelli.

Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=3726607

Memória, esperança do futuro

Aleluia, aleluia! O Senhor amou André com suave perfume e o fez participar das dores triunfantes de sua paixão. Aleluia!

https://padrepauloricardo.org/episodios/memoria-esperanca-do-futuro

"O zelo é uma loucura divina de apóstolo, que te desejo, e que tem estes sintomas: fome de intimidade com o Mestre; preocupação constante pelas almas; perseverança que nada faz desfalecer."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-44.htm

"Depois de ter estado com Jesus (cf Jo 1,39), e de ter aprendido muitas coisas, André não guardou esse tesouro para si: apressou-se a ir ter com seu irmão, Simão Pedro, para partilhar com ele os bens que recebera. [...] Repara no que ele diz ao irmão: 'Encontrámos o Messias (que quer dizer Cristo)' (Jo 1,41). Estás a ver o fruto daquilo que ele tinha aprendido há tão pouco tempo? Isto é uma prova da autoridade com que o Mestre ensinou os seus discípulos, mas também, desde o princípio, do zelo com que estes queriam conhecê-lo."

(São João Crisóstomo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Pedro, seu irmão, de Jerusalém, passando por Antioquia, chegou a Roma para aí exercer a sua missão universal; André, ao contrário, foi o apóstolo do mundo grego: assim, eles são vistos, na vida e na morte, como verdadeiros irmãos uma irmandade que se exprime simbolicamente no relacionamento especial das Sedes de Roma e de Constantinopla, Igrejas verdadeiramente irmãs.

(...)

O apóstolo André ensina-nos a seguir Jesus com prontidão (cf. Mt 4, 20; Mc 1, 18), a falar com entusiasmo d'Ele a quantos encontramos, e sobretudo a cultivar com Ele um relacionamento de verdadeira familiaridade, bem conscientes de que só n'Ele podemos encontrar o sentido último da nossa vida e da nossa morte."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060614.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário