quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Catequese diária - 25/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 21,20-28)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

Santo do dia: Santa Catarina de Alexandria.


São Moisés de Roma.

Reconhecidas as virtudes heroicas da Serva de Deus Odette Vidal

O Papa Francisco assinou o Decreto sobre o reconhecimento das virtudes heroicas da Serva de Deus Odette Vidal Cardoso, Fiel Leiga; nascida em 18 de fevereiro de 1931 no Rio de Janeiro (Brasil) e onde faleceu em 25 de novembro de 1939. Ela se torna venerável.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não deixemos de agradecer a Deus: se formos portadores de gratidão, o mundo também se tornará melhor, quem sabe só um pouco, mas é suficiente para lhe transmitir um pouco de esperança. Tudo está unido e interligado, e cada um pode desempenhar a sua parte onde quer que esteja.

"O que será a vinda de Cristo? A libertação da escravatura e a rejeição das antigas cadeias, o começo da liberdade e a honra da adoção, a fonte da remissão dos pecados e a vida verdadeiramente imortal para todos. Sendo o Verbo, Palavra de Deus, Ele viu-nos lá do alto tiranizados pela morte, enganados, atados pelos laços da decadência, levados por um caminho sem retorno, e veio tomar a natureza de Adão, o primeiro homem, segundo o desígnio do Pai. Não confiou aos anjos nem aos arcanjos a responsabilidade da nossa salvação, mas tomou a seu cargo o combate a nosso favor, obedecendo às ordens do Pai."
(Homilia grega do século IV)


"A mensagem do Juízo final é um apelo à conversão, enquanto Deus dá ainda aos homens 'o tempo favorável, o tempo da salvação' (2 Cor 6, 2). Ela inspira o santo temor de Deus, empenha na justiça do Reino de Deus e anuncia a 'feliz esperança' (Tt 2, 13) do regresso do Senhor, que virá 'para ser glorificado nos seus santos, e admirado em todos os que tiverem acreditado' (2 Ts 1, 10)."
(Catecismo da Igreja Católica, n. 1041)


Nenhum comentário:

Postar um comentário