quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Catequese diária - 24/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 21,12-19)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!

Santo do dia: Santo André Dung-Lac e companheiros, mártires.


Por Nheyob (cropped by Rabanus Flavus) - File:Saint Paul Catholic Church (Westerville, Ohio) - stained glass, arcade, Saint Andrew Dung Lac.jpg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45215946

Beata Maria Ana Sala.

Modéstia não pode ser apenas moda. Deve partir do amor a Deus e ao próximo:


Visão sobrenatural de criança salva seu pai do Purgatório e revela o poder da Santa Missa:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor colocou no nosso caminho pessoas que sofrem, que se sentem sozinhas ou que perderam a força e a coragem. Devemos saber reconhecê-las e, com a ajuda de São José, nos tornarmos seus amigos e apoio no caminho da vida. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Aqueles que se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. #EvangeliiGaudium 

8 ANOS DA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA "EVANGELII GAUDIUM":


"Embora nem todos sejam chamados, como santo Estêvão, a derramar o próprio sangue, contudo a cada cristão é pedido que seja coerente em todas as circunstâncias com a fé que ele professa."
(Papa Francisco)


"É verdade que não chegámos ainda ao termo da viagem, mas vislumbramo-lo já [...], aspiramos à vida e à verdade. Ambas as coisas estão em Cristo. Que direção devemos tomar para as alcançar? 'Eu sou o caminho', disse Ele. 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida' (Jo 14,6).
Foi isto que os mártires realmente amaram; por isto ultrapassaram o amor a bens presentes e efémeros. Não vos surpreenda a sua coragem; neles, o amor venceu o sofrimento.
(...)
Porque havemos de temer a dura via do sofrimento e da tribulação? O próprio Salvador passou por elas."
(Santo Agostinho)


"Estás sofrendo uma grande tribulação? Tens contrariedades? - Diz, muito devagar, como que saboreando, esta oração forte e viril:
'Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente glorificada a justíssima e amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas. - Assim seja. - Assim seja.'
Eu te garanto que alcançarás a paz."
(São Josemaría Escrivá)


"Portanto, também na nossa vida de oração talvez possamos ter momentos de intensidade particular, nos quais sentimos mais viva a presença do Senhor, mas são importantes a constância e a fidelidade da relação com Deus, sobretudo nas situações de aridez, de dificuldade, de sofrimento e de ausência aparente de Deus. Somente se formos arrebatados pelo amor de Cristo, seremos capazes de enfrentar cada adversidade como Paulo, persuadidos de que tudo podemos naquele que nos dá a força (cf. Fl 4, 13). Por conseguinte, quanto mais espaço reservarmos à oração, tanto mais veremos que a nossa vida se transformará e será animada pela força concreta do amor de Deus."
(Papa Bento XVI)



Nenhum comentário:

Postar um comentário