terça-feira, 16 de novembro de 2021

Catequese diária - 16/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 19,1-10)

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.

9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Santo do dia: Santa Margarida da Escócia.


By Farragutful - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=80814761

Santa Gertrudes de Helfta.


Santa Inês de Assis.


Santo Edmundo Rich.


By Wolfgang Sauber - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=61677990

"Que Te glorifique na santidade do meu corpo e na pureza da minha alma; que por amor Te ame, que por amor Te sirva."
(Santa Gertrudes de Helfta)


"Ele ofereceu a sua riqueza e imediatamente a substituiu com a riqueza do reino dos céus."
(São Jerônimo)


"Zaqueu, Simão de Cirene, Dimas, o centurião...
Agora já sabes porque o Senhor te procurou. Agradece-Lho!... Mas opere et veritate, com obras e de verdade."
(São Josemaría Escrivá)


"Quando somos baixos, quando temos um coração pequeno e parco de caridade, devemos fazer como ele: subir à árvore que é a santa cruz, de onde veremos e tocaremos a Deus, onde encontraremos o fogo da sua inefável caridade, o amor que O fez correr para os opróbrios da cruz, que O exaltou e O fez desejar, com o ardor da fome e da sede, a honra de seu Pai e a nossa salvação. [...] Se quisermos, se a nossa negligência não nos impedir, subindo à árvore da cruz, poderemos realizar em nós esta palavra, saída da boca da Verdade: 'Quando Eu for levantado ao alto, atrairei todos a Mim' (Jo 12,32)."
(Santa Catarina de Sena)


"Isso é importante: o primeiro olhar não é de Zaqueu, mas de Jesus, que entre os muitos rostos que o cercam, procura exatamente aquele. O olhar misericordioso do Senhor nos alcança antes mesmo  que nós percebamos ter necessidade de sermos salvos."

"Nós também teríamos ficado escandalizados com esse comportamento de Jesus. Mas o desprezo e o fechamento em relação ao pecador não fazem senão que isolá-lo e endurecê-lo no mal que ele faz contra si e contra a comunidade. Em vez disso, Deus condena o pecado, mas tenta salvar o pecador, vai procurá-lo para trazê-lo de volta ao caminho reto."

(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário