quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Catequese diária - 11/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 17,20-25)

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.

22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

Santo do dia: São Martinho de Tours.


By Gebhard Fugel - Abbildung in: Die Christliche Kunst, 6. Jg. 1909–1910, VI. Heft (Februar 1910), https://archive.org/details/diechristlicheku06geseuoft , see Category:Gebhard Fugel (Die Christliche Kunst 1910), Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8902781

Santa Marina de Omura.

Beata Maria Vicenta (Luísa Poloni).


By Unknown author - web, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=84098191

Papa Francisco
@Pontifex_pt

É hora de desenvolver uma nova forma de solidariedade universal, baseada na fraternidade, no amor e na compreensão mútua: que valorize as pessoas acima do lucro, que busque novas formas de compreender o desenvolvimento e o progresso. 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Se não queremos viver pobremente, peçamos a graça de ver Jesus nos pobres, servi-Lo nos pobres. #SãoMartinhodeTours

A santidade é para os generosos:

"É por isso que o exemplo dos santos é tão extraordinário, no sentido preciso da palavra — fora do ordinário, ou seja, do que comumente acontece. Os santos, porém, só chegam a esse grau de docilidade a Deus, de quem se tornam como que simples instrumentos, porque cooperaram com a graça, indo muito além do estritamente devido."


"O reino de Deus no meio de nós é como a semente de mostarda que é pequenina, mas depois é semeada e cresce, cresce, cresce, mas com o tempo."
"Muitas vezes somos tentados por esta religião do espetáculo a procurar coisas alheias à revelação, à mansidão do reino de Deus que está no meio de nós e cresce."
"Esta será a plenitude do reino de Deus, quando o Senhor voltar e for assim. Contudo, antes que chegue a plenitude, diz o Senhor, é necessário que Ele, o Filho do Homem, sofra muito e seja rejeitado por esta geração: é o sofrimento da cruz, do trabalho, de tudo isto que levamos em frente."
"Podemos questionar-nos sobre como, eu, preservo a esperança? Prefiro coisas pontuais, fogos de artifício? Tenho a paciência, também a mortificação, a cruz para preservar aquela esperança que é semeada com o batismo no nosso coração?"
(Papa Francisco)


"A novidade da mensagem de Cristo é portanto que Deus n'Ele se fez próximo, já reina entre nós, como demonstram os milagres e as curas que realiza. Deus reina no mundo mediante o seu Filho feito homem e com a força do Espírito Santo, que é chamada 'mão de Deus' (cf. Lc 11, 20). Aonde chega Jesus, o Espírito criador leva vida e os homens são curados das doenças do corpo e do espírito. O senhorio de Deus manifesta-se então na cura integral do homem. Com isto Jesus quer revelar o rosto do verdadeiro Deus, o Deus próximo, cheio de misericórdia por todos os seres humanos; o Deus que nos faz o dom da vida em abundância, da sua própria vida. O reino de Deus é portanto a vida que se afirma sobre a morte, a luz da verdade que dissipa as trevas da ignorância e da mentira."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário