sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Catequese diária - 5/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 16,1-8)

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.

3O administrador então começou a refletir: ‘O Senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.

5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo! “O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.

8E o Senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

Santo do dia: São Zacarias e Santa Isabel.


By Alexander Bida - WCG, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2523245

São Guido Maria Conforti.


A primeira sexta-feira do mês é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus:


Ato de reparação:


Os filhos da luz precisam ser audaciosos em comunicar Deus:


Continuaremos indiferentes?


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Fazer parte do povo de Deus é um dom, uma responsabilidade: a responsabilidade de dar testemunho com ações e não apenas com palavras das maravilhas de Deus, que, se conhecidas, ajudam as pessoas a descobrir a sua existência e a aceitar a sua salvação. #Synod

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Contemplando o Coração de Cristo, podemos deixar-nos guiar por três palavras: recordação, paixão e conforto.
Recordação. Re-cordar significa “voltar com o coração”. Faz-nos bem alimentar a memória de quem nos amou, cuidou e reergueu. O Coração de Jesus nos lembra que, qualquer coisa nos aconteça na vida, somos amados.
Paixão. O Coração de Cristo é um coração apaixonado, ferido de amor, dilacerado por nós sobre a cruz. Na ternura e na dor, aquele Coração revela qual é a paixão de Deus: o homem.
Conforto. É uma força que não vem de nós, mas de quem está conosco: Jesus, o Deus-conosco. Encorajemo-nos com esta certeza, com o conforto de Deus. E por sua vez, peçamos ao Sagrado Coração a graça de ser capazes de consolar.

"O mundo passa e nós passamos com ele. Os reis, os imperadores, tudo desaparece, sorvido pela eternidade, de onde não se regressa. A única coisa que realmente interessa é salvarmos a nossa pobre alma. Os santos não estavam presos aos bens da Terra; só lhes interessavam os bens do Céu. As pessoas mundanas, pelo contrário, só se interessam pelo tempo presente."
(São João Maria Vianney)


"Rezemos hoje ao Senhor para que nos conceda esta graça de ser perspicazes, cristãos astutos, para ter esta esperteza cristã."
"Se há uma coisa que o cristão não se pode permitir é ser ingênuo."
"Como cristãos temos em nós um tesouro: o tesouro que é o Espírito Santo. Devemos guardá-lo."
(Papa Francisco)


"A propaganda cristã não necessita provocar antagonismos, nem maltratar os que não conhecem a nossa doutrina. Se se procede com caridade - 'caritas omnia suffert!', o amor tudo suporta -, quem era contrário, decepcionado com o seu erro, pode acabar aderindo sincera e delicadamente. - Contudo, não tem cabimento fazer concessões no dogma, em nome de uma ingênua 'amplidão de critério', porque quem agisse assim se exporia a ficar fora da Igreja; e, em vez de conseguir o bem para os outros, faria um mal a si mesmo."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário