domingo, 28 de novembro de 2021

Catequese diária - 28/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 21,25-28.34-36)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

25“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.

27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.

34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

HOJE INICIAMOS O ANO LITÚRGICO DE 2022!

1° DOMINGO DO ADVENTO

Vigiai e orai! O Senhor vem!


Santo do dia: Santa Catarina Labouré.


São Tiago das Marcas.


By Francisco de Zurbarán - Galería online, Museo del Prado., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2527373

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A nossa vida se torna bela e feliz quando aguardamos alguém querido e importante. Que este #Advento nos ajude a transformar a esperança na certeza de que Aquele que esperamos nos ama e jamais nos abandona.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No #EvangelhodeHoje, Jesus nos exorta a estarmos vigilantes: a não permitir que o coração fique preguiçoso. Não podemos ser "cristãos adormecidos", sem entusiasmo espiritual, sem ardor na oração, sem paixão pelo Evangelho.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quantos migrantes estão expostos também nestes dias a perigos gravíssimos e quantos estão perdendo a vida em nossas fronteiras!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Agradeço a todos aqueles que estão empenhados em aliviar seu sofrimento. Pensemos nos migrantes, em seu sofrimento e #RezemosJuntos.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Sinto dor ao pensar naqueles que morreram no Canal da Mancha, naqueles na fronteira com a Belarus, muitos dos quais são crianças, naqueles que se afogam no Mediterrâneo, nos que são repatriados para o Norte de África e transformados em escravos.

"Estejamos despertos, rejeitando a preguiça e a inércia sonolenta. Erguei-vos e levantai a cabeça, porque a noite está a findar e já começou a nascer o dia da restauração futura (cf Rom 13,12)! Tenhamos cautela, para que a morte não venha sem estarmos preparados, trazendo-nos um mal eterno e sem remédio. [...] Ergamo-nos uma vez e outra, e procuremos fazer tudo o que agrada a Deus, suportando com valentia as coisas presentes e rejubilando com aquelas em que esperamos (cf Rom 12,12; Heb 11,1). [...] Estou certo de que seremos salvos e dançaremos sem fim nos Céus, na alegria daqueles que agradaram a Cristo desde o começo do mundo."
(São Teodoro Estudita)


"Quantos se deixariam cravar numa cruz perante o olhar atônito de milhares de espectadores, e não sabem sofrer cristãmente as alfinetadas de cada dia! - Pensa então no que será mais heroico."
(São Josemaría Escrivá)


"Enquanto os nossos corações se preparam para a celebração anual do nascimento de Cristo, a liturgia da Igreja orienta o nosso olhar para a meta definitiva: o encontro com o Senhor que há-de vir no esplendor da glória. Por isso nós que, em cada Eucaristia, 'anunciamos a sua morte, proclamamos a sua ressurreição e aguardamos a sua vinda' vigiamos em oração. A liturgia não se cansa de nos encorajar e animar, pondo nos nossos lábios, nos dias de Advento, o clamor com o qual se encerra toda a Sagrada Escritura, na última página do Apocalipse de São João: 'Vinde, Senhor Jesus!' (22, 20)."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário