terça-feira, 2 de novembro de 2021

Catequese diária - 2/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 12,35-40)

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 35"Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! 39Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes".

TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS (FINADOS)


"Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém."


Purgatório: um grande ato de misericórdia

Que imensa graça é o Purgatório! A mancha de pecado numa alma — mesmo em estado de graça — impede-a de estar na presença de Deus; mas Ele nos dá o Purgatório como remédio. Não nos esqueçamos dessa grande misericórdia.


Existem almas pelas quais nem adianta rezar?

"Por estas palavras, 'fiéis falecidos', a Igreja se refere a todos que se encontram no Purgatório, ou seja, os que não estão no Inferno, mas também não se tornaram dignos ainda de ser admitidos à glória do Paraíso.
Mas quem são essas almas? Acaso podemos conhecê-las? Deus reservou esse conhecimento a si mesmo e, a menos que Ele no-lo deseje revelar, é preciso que permaneçamos em ignorância completa a respeito do estado das almas na outra vida. É raro, de fato, que Ele nos dê a conhecer se uma alma está no Purgatório ou na glória do Céu, e mais raro ainda que Ele revele o destino de um réprobo. Por conta dessa incerteza, nós devemos rezar em geral, como faz a Igreja, por todos os falecidos, sem prejuízo das almas a que queremos prestar auxílio de modo particular."


Aniversário de 10 anos do Courage no Brasil:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Em Cristo existe uma misteriosa solidariedade entre aqueles que passaram para a outra vida e nós peregrinos nesta: os nossos queridos defuntos, do Céu, continuam a cuidar de nós. Eles rezam por nós e nós rezamos por eles e oramos com eles #Oração #ComunhãodosSantos #FiéisDefuntos

"Já viste, numa tarde de Outono, cair as folhas mortas? Assim caem todos os dias as almas na eternidade. Um dia, a folha caída serás tu."
(São Josemaría Escrivá)


"Levemos-lhes socorro e celebremos a sua memória. Se os filhos de Jó foram purificados pelo sacrifício de seu pai (Jó 1,5), por que duvidar que as nossas oferendas em favor dos mortos lhes leva alguma consolação? Não hesitemos em socorrer aos que partiram e em oferecer as nossas orações por eles."
(São João Crisóstomo)


"Peço-Te, Mestre, suplico-Te pela tua misericórdia, meu Salvador, concede-me que, no dia em que a minha alma sair do meu corpo, eu possa, com um simples sopro, cobrir de confusão todos quantos vierem atacar-me, a mim, teu servo; que eu atravesse o limiar sem danos, protegido pela luz do teu Espírito, e me apresente ao teu tribunal tendo comigo, meu Cristo, a proteção da tua graça divina que me poupe toda a confusão! Com efeito, quem ousaria comparecer diante de Ti sem estar revestido desta graça, sem a possuir dentro de si, sem ser iluminado por ela?"
(Simeão, o Novo Teólogo, monge)


"Essa vigilância significa que o homem não se fecha no momento presente, entregando-se às coisas sensíveis, mas levanta o olhar para além do momentâneo e da sua urgência. O que conta é manter livre a visão sobre Deus, para d’Ele receber o critério e a capacidade de agir de modo justo. Vigilância significa, sobretudo, abertura ao bem, à verdade, a Deus, no meio de um mundo muitas vezes inexplicável e no meio do poder do mal. Significa que o homem procure, com todas as forças e com grande sobriedade, praticar o que é justo, vivendo não segundo os próprios desejos, mas sob a orientação da fé."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário