quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Catequese diária - 3/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 14,25-33)

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’

31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

Santo do dia: São Martinho de Lima.


Por Areyes108 - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19081942

Santa Sílvia, mãe de São Gregório Magno.


Santo Ermengol (ou Ermengáudio).

Oração a São José para uma boa morte:


Os santos, os pecadores e o sofrimento de ambos:

Ambos os ladrões crucificados ao lado de Jesus sofreram por seus pecados, mas foi bem diferente a forma como cada um respondeu à sua pena. O sofrimento é um dom oferecido a todos nós, sejamos santos ou pecadores, mas o modo como o recebemos muda tudo.


Intenção de oração do Papa para novembro:

As pessoas que sofrem de depressão (Universal)

Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de stress encontrem nos outros um apoio e uma luz que as abra à vida.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quando nos sentimos tentados a julgar mal os outros, devemos antes de tudo refletir sobre a nossa própria fragilidade. É um bem nos perguntar o que nos leva a corrigir um irmão ou uma irmã, e se não somos de alguma maneira corresponsáveis pelo seu erro. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O amor é a regra para seguir o caminho de Jesus, nos torna conscientes da nossa fragilidade e misericordiosos e solidários com as dificuldades e as fraquezas dos outros. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não há mais tempo para esperar; há muitos rostos humanos sofrendo por causa desta crise climática. É preciso agir com urgência, coragem e responsabilidade para preparar um futuro no qual a humanidade seja capaz de cuidar de si mesma e da natureza.

Estaremos dispostos a pagar o preço? (padre Paulo Ricardo):


"O desapego não é um fim em si mesmo, mas visa a consecução de algo maior, ou seja, o reino de Deus, a comunhão com Deus, a amizade com Deus."
(Papa Francisco)


"Segundo a tradição dos Padres e a autoridade das Sagradas Escrituras, as renúncias são em número de três. […] A primeira diz respeito às coisas materiais e consiste em desprezar as riquezas e todos os bens deste mundo. Pela segunda, repudiamos a nossa antiga maneira de viver, os vícios e as paixões da alma e da carne. Pela terceira, distanciamos o nosso espírito de todas as realidades presentes e visíveis, para contemplarmos apenas as realidades futuras e apenas desejarmos as realidades invisíveis."
(São João Cassiano)


"'Nesciebatis quia in his quae Patris mei sunt oportet me esse?' - Não sabíeis que Eu devo ocupar-me nas coisas que dizem respeito ao serviço de meu Pai?
Resposta de Jesus adolescente. E resposta a uma mãe como a sua Mãe, que há três dias anda à sua procura, julgando-O perdido. - Resposta que tem por complemento aquelas palavras de Cristo que São Mateus transcreve: 'Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim'."
(São Josemaría Escrivá)


"Esta é a loucura da Cruz: a de saber converter os nossos sofrimentos em grito de amor a Deus e de misericórdia para com o próximo; e a de saber também transformar, seres atacados e feridos na sua fé e identidade, em vasos de barro prontos a serem cumulados pela abundância dos dons divinos mais preciosos que o ouro (cf. 2 Cor 4, 7-18)."
(Papa Bento XVI)



Nenhum comentário:

Postar um comentário