quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Catequese diária - 4/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 15,1-10)

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.

3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

Santo do dia: São Carlos Borromeu.


Por Atribuído a Giovanni Ambrogio Figino - Current version:Pinacoteca Ambrosiana[1] (direct link)Museo Diocesano di Milano (arteecarte.it,italian) (Uploaded by User:Lupo to en.wikipedia), Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=78502

Beata Teresa Manganiello.

Beata Helena Enselmini.

Santo de ontem, problemas de hoje

Bispo e cardeal, São Carlos Borromeu foi uma das figuras mais importantes da Igreja na época do Concílio de Trento, cujos decretos ele fez questão de implementar com a maior eficácia e com um zelo extraordinário pela salvação das almas e a santificação do clero.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje, diante do mistério da morte redimida, peçamos a graça de olhar com olhos diferentes as adversidades. Peçamos a força de saber viver no silêncio manso e confiante, aguardando a salvação do Senhor, sem nos lamentar e resmungar.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que a proteção dos menores seja uma prioridade ordinária sempre mais concreta na ação educativa da Igreja; seja promoção de um serviço aberto, confiável e competente, em firme contraste a toda forma de domínio, de intimidade ferida e de silêncio cúmplice.

"Se cometeste um erro, pequeno ou grande, volta correndo para Deus!
- Saboreia as palavras do salmo: 'Cor contritum et humiliatum, Deus, non despicies' - o Senhor jamais desprezará nem se desinteressará de um coração contrito e humilhado."

"Há alguma coisa na tua vida que não corresponda à tua condição de cristão e que te leve a não quereres purificar-te?
- Examina-te e muda."

(São Josemaría Escrivá)


"É verdade que foi pecador. - Mas não faças dele esse juízo inabalável. - Vê se tens entranhas de piedade, e não te esqueças de que ainda pode vir a ser um Agostinho, enquanto tu não passas de um medíocre."
(São Josemaría Escrivá)


"Porque estás, pois, tão louco de amor? Porque Te enamoraste das tuas criaturas, porque lhes deste as tuas complacências, porque tens nelas as tuas delícias? Este desejo de que se salvem é em Ti como que uma embriaguez: elas fogem e Tu vais atrás delas; afastam-se de Ti e Tu aproximas-Te; e não havia maneira de chegares mais perto delas que revestindo-Te da sua humanidade.
(...)
Dou-Te graças, Senhor, Pai eterno, pela bondade sem medida que tens comigo, que sou miserável e indigno da tua graça."
(Santa Catarina de Sena)


"Queridos amigos, como não abrir o nosso coração para a certeza de que, mesmo sendo pecadores, somos amados por Deus? Ele nunca se cansa de vir ao nosso encontro, percorre sempre em primeiro lugar a estrada que nos separa d’Ele. (...) O arrependimento é a medida da fé e graças a ele voltamos à verdade."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário