sábado, 6 de novembro de 2021

Catequese diária - 6/11/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 16,9-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

Santo do dia: São Nuno de Santa Maria.


São Leonardo de Noblac.


Beata Cristina de Stommeln.


By Chris06 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=48932123

O primeiro sábado do mês é dedicado ao Imaculado Coração de Maria:


By Werner100359 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=85661354

Ato de desagravo:


O coração de Jesus em Maria:


Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Cuidemos de nossa casa comum e também de nós mesmos, procurando erradicar as sementes dos conflitos: ganância, indiferença, ignorância, medo, injustiça, insegurança e violência. A humanidade nunca teve tantos meios para atingir este objetivo. 

"Jesus insiste contra o apego às riquezas, e não contra as riquezas em si."
(Papa Francisco)


"Fazei tudo por Amor. - Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. - A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo."
(São Josemaría Escrivá)


"Estejamos atentos! Se tivermos sido duros ou negligentes no acolhimento dos estrangeiros, uma vez que se esgote o curso desta vida, os santos poderão, por sua vez, recusar-se a acolher-nos.
(...)
E pode acontecer que estejas a acolher a Deus, quando pensas que estás a lidar com homens. Abraão acolheu três viajantes, mas, na realidade, foi a Deus e aos seus anjos que recebeu em casa. Também tu, quando acolhes um estrangeiro, é a Deus que recebes. Atesta-o o Senhor Jesus no Evangelho: 'Era peregrino e acolhestes-Me. […] Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes' (Mt 25,35.40)"
(Santo Ambrósio de Milão)


"O que acontece com o dinheiro? O dinheiro nos oferece um certo bem estar no início. Mas, tudo bem… Depois você se sente um pouco importante e vem a vaidade. (...) Esta vaidade que não serve, mas você se sente uma pessoa importante: aquela é a vaidade. E da vaidade à soberba, ao orgulho. São três passos: a riqueza, a vaidade, o orgulho.
(...)
Pecas por idolatria! Eis o porquê: porque o dinheiro se transforma em ídolo e você faz culto a ele!"
(Papa Francisco)


"A nós, provavelmente, não será pedido o martírio, mas Jesus pede-nos a fidelidade nas pequenas coisas, o recolhimento interior, a participação íntima, a nossa fé e o esforço para conservar presente este tesouro na nossa vida diária. Pede-nos a fidelidade nos afazeres quotidianos, o testemunho do seu amor, frequentando a Igreja movidos por uma convicção interior e pela alegria da sua presença. Assim podemos fazer conhecer também aos nossos amigos que Jesus está vivo."
(Papa Bento XVI)


"Faz-te pequeno, bem pequeno. - Não tenhas mais de dois anos, ou três quando muito. - Porque os meninos mais velhos são uns espertalhões que já querem enganar os seus pais com mentiras inverossímeis.
É que têm a maldade, o 'fomes'* do pecado, ainda que lhes falte a experiência do mal que lhes ensinará a ciência de pecar, para encobrirem com uma aparência de verdade a falsidade de suas mentiras.
Perderam a simplicidade, e a simplicidade é indispensável para sermos crianças diante de Deus.
(*) A inclinação (N. do T.)."
(São Josemaría Escrivá)



Nenhum comentário:

Postar um comentário