quarta-feira, 11 de março de 2020

Catequese diária - 11/03/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 20,17-28)

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.

20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Santo do dia: Santo Eulógio de Córdova.


São Sofrônio de Jerusalém.



Santos Marcos Chong Ui-bae e Aleixo U Se-yong.

Beato João Batista Righi.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Somos chamados a redescobrir o que realmente importa, do que realmente temos necessidade, o que faz viver bem e, ao mesmo tempo, o que é secundário, o que na verdade não nos faz falta. #AudiênciaGeral #BemAventuranças

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A vaidade, o espírito mundano é o caminho que o diabo oferece para afastar-nos da Cruz de Cristo. Peçamos ao Senhor a graça de discernir o caminho do Senhor, que é o da Cruz, do caminho do mundo, que é a vaidade.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor não diz apenas para fazer obras de caridade, rezar e jejuar, mas que tudo isso seja feito sem fingimento, sem falsidade nem hipocrisia. #Quaresma

"Ele, que é imortal, verteu o seu sangue de forma espontânea; Ele, que criou o exército dos anjos, foi manietado por soldados; Ele, que julgará os vivos e os mortos (cf At 10,42; 2Tim 4,1), foi levado à justiça; a Verdade foi exposta a falsos testemunhos, foi caluniada, açoitada, coberta de escarros, suspensa do madeiro da cruz; o Senhor da glória (cf 1Cor 2,8) suportou todos os ultrajes e todos os sofrimentos sem ter, Ele próprio, necessidade destas provas."
(São Teodoro, o Estudita)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Filhos, enchei-vos de assombro agradecido diante deste mistério, e aprendei: todo o poder, toda a majestade, toda a formosura, toda a harmonia infinita de Deus, as suas grandes e incomensuráveis riquezas, todo um Deus!, ficou escondido na Humanidade de Cristo para nos servir. O Onipotente apresenta-se decidido a obscurecer por algum tempo a sua glória, para facilitar o encontro redentor com as suas criaturas."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/amigos_de_deus-capitulo-7.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário