quinta-feira, 19 de março de 2020

Catequese diária - 19/03/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a)

16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

SÃO JOSÉ


By Alonso Miguel de Tovar - Flickr, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=32904868

Hino a São José:

https://www.youtube.com/watch?v=_sGLRTmk0_g

Testemunho de Santa Teresa de Ávila:

https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/testemunho-de-santa-teresa-de-avila/

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A fé abre caminho através de passos humildes e concretos. #Quaresma

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nesta Solenidade de #SãoJosé, peçamos ao Senhor a graça de viver na concretude da vida cotidiana e também na "concretude" do mistério. Entrar no mistério não é sonhar; entrar no mistério é adorar. #HomiliaSantaMarta

Exortação apostólica "Redemptoris custos", de São João Paulo II, sobre São José:

http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_15081989_redemptoris-custos.html

"Veneremos, portanto, o pai legal de Jesus, porque nele se pode vislumbrar o homem novo, que olha para o futuro com confiança e coragem, não segue o seu próprio projeto, mas se entrega totalmente à infinita misericórdia Daquele que torna realidade as profecias, e abre o tempo da salvação."
(Papa Bento XVI)

https://noticias.cancaonova.com/mundo/bento-xvi-destaca-exemplo-de-sao-jose-esposo-de-maria/

"Quando a bondade divina escolhe alguém para uma graça singular, dá-lhe todos os carismas necessários, aumentando muito a sua beleza espiritual. Isto verificou-se totalmente com São José, pai legal de Nosso Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da Rainha do mundo e Soberana dos anjos. O Pai eterno escolheu-o para ser o guardião fiel dos seus principais tesouros: seu Filho e sua esposa, função que ele desempenhou fielmente. Foi por isso que o Senhor lhe disse: 'Servo bom e fiel, entra no gozo do teu senhor' (Mt 25,21)."
(São Bernardino de Sena)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"José era efetivamente um homem comum, em quem Deus confiou para realizar coisas grandes. Soube viver - tal e como o Senhor queria - todos e cada um dos acontecimentos que compuseram a sua vida. Por isso, a Santa Escritura louva José afirmando dele que era justo. E, na língua hebraica, justo quer dizer piedoso, servidor irrepreensível de Deus, cumpridor da vontade divina ; outras vezes, significa bom e caridoso para com o próximo. Numa palavra, justo é aquele que ama a Deus e demonstra esse amor cumprindo os mandamentos divinos e orientando toda a vida para o serviço de seus irmãos, os homens."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/na-oficina-de-jose-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário