segunda-feira, 2 de março de 2020

Catequese diária - 2/03/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 25,31-46)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

Santo do dia: Santa Inês de Praga.


Santa Ângela da Cruz (María dos Anjos Guerrero González).

Beato Carlos o Bom da Bélgica.


"Deus pedir-nos-á contas, no dia do Juízo Final, das nossas palavras, das nossas obras e dos nossos pensamentos. [...]
Deus é eterno, sem fim, sem limites, e prometeu bens eternos, sem fim, inefáveis a quantos O ouvem."
(Talássio)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Esta palavra nunca deixa de nos impressionar, porque nos revela até que ponto chega o amor de Deus: a ponto de se identificar conosco, contudo não quando estamos bem, quando estamos sadios e felizes, não, mas quando estamos em necessidade. É desta forma escondida que Ele se deixa encontrar, que nos estende a mão como mendigo. É assim que Jesus revela o critério decisivo do seu juízo, ou seja, o amor concreto pelo próximo em dificuldade. Revela-se assim o poder do amor, a realeza de Deus: solidário com quantos sofrem, para suscitar em toda a parte atitudes e obras de misericórdia."
(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017/documents/papa-francesco_angelus_20171126.html

"Que riqueza oferece à vida o amor de Deus, que se manifesta no serviço concreto aos irmãos que estão em necessidade! São Lourenço, diácono da Igreja de Roma, quando os Magistrados romanos daquela época o intimaram a entregar os tesouros da Igreja, indicou os pobres de Roma como o verdadeiro tesouro da Igreja. Recordando o gesto de São Lourenço, podemos justamente dizer que também vós pobres sois o tesouro precioso da Igreja."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2009/december/documents/hf_ben-xvi_spe_20091227_pranzo-poveri.html

"Todos sentimos na alma uma imensa alegria ao considerarmos a santa Humanidade de Nosso Senhor: um rei com coração de carne, como o nosso; que é o autor do universo e de cada uma das criaturas, e que não se impõe com atitudes de domínio, mas mendiga um pouco de amor, mostrando-nos em silêncio as suas mãos chagadas."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-179.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário