segunda-feira, 16 de março de 2020

Catequese diária - 16/03/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 4,24-30)

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.

28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Santo do dia: Santa Eusébia de Hamay.

Santo Heriberto de Colônia.

Beato João de Sordi Cacciafronte.


Di Claudio Gioseffi - Opera propria, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26743230

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor ajude as famílias a descobrirem novas expressões de amor nesta situação, que é uma oportunidade para reencontrar os afetos na família com criatividade. #RezemosJuntos para que as relações na família floresçam sempre para o bem.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus sempre age na simplicidade: na simplicidade do trabalho de todos os dias, na simplicidade da oração; já o espírito mundano nos leva à vaidade, às aparências que acabam na violência. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

“Convertei-vos”, isto é, “mudai de vida” (Mt 4,17), porque começou um modo novo de viver. Acabou o tempo de viver para si mesmo, começou o tempo de viver com Deus e para Deus, com os outros e para os outros, com amor e por amor. #Quaresma

"Uma viúva, reduzida a uma pobreza extrema, deu hospitalidade a Elias (1Rs 17,9ss); a sua indigência não a impediu de o acolher com grande alegria. Em sinal de reconhecimento, recebeu numerosos presentes, que simbolizavam o fruto do seu gesto. Talvez este exemplo vos leve a desejar acolher um Elias. Mas porque pedis Elias? Proponho-vos o Senhor de Elias, e não O acolheis. [...] Vede o que nos diz Cristo, o Senhor do universo: 'Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes' (Mt 25,40)."
(São João Crisóstomo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Com efeito, o homem Jesus de Nazaré é a transparência de Deus, n’Ele Deus habita plenamente. E enquanto nós procuramos sempre outros sinais, outros prodígios, não nos apercebemos de que o verdadeiro Sinal é Ele, Deus feito carne, é Ele o maior milagre do universo: todo o amor de Deus contido num coração humano, num rosto de homem."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120708.html

"Não pretendas que te 'compreendam'. - Essa incompreensão é providencial: para que o teu sacrifício passe despercebido."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-647.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário