quinta-feira, 12 de março de 2020

Catequese diária - 12/03/2020

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 16,19-31)

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’

30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

Santo do dia: São Luís Orione.


Santo Inocêncio I, papa.


São Teófanes, o Confessor.

Beata Ângela Salawa.


Beata Serafina de São Geminiano.


Di Domenico Ghirlandaio - here, Pubblico dominio, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2436149

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O caminho da #Quaresma é um caminho de caridade para com os mais fracos.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Peçamos hoje ao Senhor a graça de não cair na indiferença, a graça de que todas as informações sobre as dores humanas cheguem ao coração e nos movam a fazer algo pelos outros. 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada.

"Almas e Almas! Eis nosso anseio, o nosso grito, o brado forte de nossos corações."
(São Luís Orione)

Leia mais em: http://mloriobananal.blogspot.com/2018/04/perolas-de-sao-luis-orione-uma-perola.html

"Com efeito, a distância, o abismo, a perda e a queda dos que se encontram no pecado afastam-nos do Senhor nosso Deus como o Céu se encontra afastado da Terra (cf Is 55,9). Mas aqueles que, como vós, desejam ardentemente ser todos os dias seus amigos e seus verdadeiros servidores entrarão com Ele nas moradas celestes, na Jerusalém do alto (cf Gal 4,26), a grande cidade, cheia de maravilhas inimagináveis, à qual está ligada uma glória sem limites e o poder eterno; aí, ver-nos-emos uns aos outros e conhecer-nos-emos na perfeição. E estou certo de que, se fizermos a vontade de Deus, nos encontraremos todos juntos numa felicidade eterna."
(São Teodoro, o Estudita)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Não foi castigado por ter sido rico, mas porque não se compadeceu."
(São João Crisóstomo)

"Quando repartimos o que é necessário com os indigentes, não damos generosamente do que é nosso, mas lhes devolvemos o que é deles; mais do que fazer uma obra de misericórdia, nós cumprimos um dever de justiça."
(São Gregório Magno)

https://opusdei.org/pt-br/gospel/evangelho-vigesimo-sexto-domingo-tempo-comum-ano-c/

"Trata-se de um novo estado de coisas inapelável e definitivo, pois é em vida que é preciso corrigir-se; fazê-lo depois não serve para nada."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2007/documents/hf_ben-xvi_ang_20070930.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário