domingo, 22 de março de 2020

Catequese diária - 22/03/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38 – Forma breve.)

Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”

13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”

16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”

17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.

34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da Comunidade. 35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

Santo do dia: Santa Léia.


By The original uploader was Dr. Steller at German Wikipedia. - http://sagradafamilia.devigo.net/santoral/marzo/22marzo.htm, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7320815

São Benvindo Scotivoli.

Beato Clemente Augusto Graf von Galen.


Por Domkapitular Gustav Albers († 1957) - Bildersammlung des Bistumsarchivs Münster, des Erbnehmers der Urheberrechte, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1684057

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O #EvangelhoDeHoje (Jo 9, 1-41) nos ensina que o pecado é como um véu escuro que cobre nossa face e nos impede de ver claramente a nós mesmos e o mundo; o perdão do Senhor remove este manto de trevas e nos dá nova luz.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Permaneçamos unidos. Proponho a todos os cristãos unirem suas vozes ao Céu, rezando o Pai Nosso na próxima quarta-feira, 25 de março, ao meio-dia. #RezemosJuntos

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Na presença de Jesus emergem os verdadeiros sentimentos do coração. Leiamos hoje o #EvangelhoDoDia (Jo 9, 1-41), para entender bem o que acontece quando Jesus passa. #Homilia SantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Rezemos pelos muitos falecidos, que morrem sozinhos sem poder despedir-se de seus familiares. Rezemos também pelas famílias que não podem acompanhar seus entes queridos no passamento. #RezemosJuntos

"Corrige em mim, refaz, com maior fidelidade, a imagem que reflete a tua (Gn 1,26).
Com a tua pureza luminosa faz desaparecer as minhas trevas, a mim, que sou pecador.
Inunda a minha alma com a tua luz divina, viva, eterna, celeste,
para que em mim se torne maior a semelhança com o Deus Trinitário."
(São Gregório de Narek)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Para merecermos essa luz de Deus, precisamos amar, reconhecer humildemente a necessidade de sermos salvos, e dizer com Pedro: Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. E nós cremos e conhecemos que tu és Cristo, o Filho de Deus. Se agirmos assim de verdade, se deixarmos a chamada divina penetrar no nosso coração, também com verdade poderemos repetir que não caminhamos nas trevas, pois, por cima das nossas misérias e dos nossos defeitos pessoais, brilha a luz de Deus, como o sol brilha por cima da tempestade."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-45.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário