quarta-feira, 25 de março de 2020

Catequese diária - 25/03/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 1,26-38)

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR


By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21397507

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No contexto de uma pandemia que ameaça a vida humana e a economia mundial, relançamos hoje o ensino da #EvangeliumVitae para transmitir às gerações futuras a cultura da vida: a atitude da solidariedade, do cuidado, da acolhida. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Com o seu "sim" dado ao Anjo, a Virgem acolhe o Verbo que se faz carne e aceita ser mãe do Filho de Deus. Assim, em Maria, se realiza o encontro de Deus com o homem. #AudiênciaGeral

"O Deus invisível fez-Se, pois, carne visível; impassível e imortal, mostrou-Se passível e mortal. Aquele que escapa aos limites da nossa natureza quis ser contido nela. Aquele cuja imensidade encerra o conjunto do céu e da Terra encerrou-Se no seio de uma Mãe. E Aquele que os céus dos céus não podem conter foi estreitado nas entranhas de Maria."
(Santo Amadeu de Lausana)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A Virgem não se limitou a dizer fiat, mas cumpriu em todos os momentos essa decisão firme e irrevogável. Assim também nós: quando o amor de Deus nos aguilhoar e soubermos o que Ele quer, deveremos comprometer-nos a ser fiéis, leais, mas a sê-lo efetivamente."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/a-anunciacao-2/

"Como o grande Patriarca é o pai dos crentes, que respondeu ao chamado de Deus a sair da terra onde morava, da sua segurança, para iniciar o caminho para uma terra desconhecida e possuindo somente a promessa divina, assim Maria confia com plena confiança na palavra que lhe anuncia o mensageiro de Deus e se torna modelo e mãe de todos os crentes."
(Papa Bento XVI)

https://noticias.cancaonova.com/papa/catequese-de-bento-xvi-a-fe-de-maria-19122012/

"Este é o motivo pelo qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo assim a filiação divina, se tornasse filho de Deus."
(Santo Ireneu de Lyon)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-papa-explica-o-que-e-a-encarnacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário