terça-feira, 17 de março de 2020

Catequese diária - 17/03/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 18,21-35)

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”

22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e seus filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que ele pagasse o que devia.

31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias, tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 

Santo do dia: São Patrício da Irlanda.


Por Nheyob - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39732088

São João Sarkander.


By Jan Sarkander, uploaded by user James562 on pl.wikipedia, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1358454

Santa Gertrudes de Nivelles.


Aprenda a rezar a Couraça de São Patrício:

https://padrepauloricardo.org/blog/aprenda-a-rezar-a-couraca-de-sao-patricio

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A parábola que Jesus nos conta (Mt 18,23-35) é muito clara: pedir perdão implica perdoar. Está interligado, não se pode separar. Para poder entrar no céu, devemos perdoar. #HomiliaSantaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deixemo-nos amar por Deus para amar. Deixemo-nos reerguer, para caminhar rumo à meta, à Páscoa. #Quaresma

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos pelos idosos que, de uma maneira especial, neste momento sofrem grande solidão, às vezes com muito medo. Eles nos deram sabedoria, vida, história ... estamos próximos a eles com a oração.

"Sim, meu Senhor e meu Rei, que eu veja as minhas faltas 
e não condene o meu irmão,
Vós, que sois bendito pelos séculos dos séculos, amém. "
(Oração de Santo Éfrem)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Deus todo-poderoso e misericordioso. Uma prece romana, unida ao texto do livro da Sabedoria, diz: 'Deus, mostrai-nos a vossa onipotência no perdão e na misericórdia'. O ápice do poder de Deus é a misericórdia, o perdão. No nosso hodierno conceito mundial de poder, pensamos em alguém que possui grandes propriedades, que em economia tem algo a dizer, que dispõe de capital para influir no mundo do mercado. Pensamos em alguém que dispõe de poder militar, que pode ameaçar. A pergunta de Stalin. 'Quantas divisões tem o Papa?' ainda caracteriza a ideia média do poder. Tem poder quem pode ser perigoso, quem pode ameaçar, quem pode destruir, quem tem nas mãos muitas coisas do mundo. Mas a Revelação diz-nos: 'Não é assim'; o verdadeiro poder é o poder da graça e da misericórdia. Na misericórdia Deus demonstra o verdadeiro poder."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2009/documents/hf_ben-xvi_hom_20090724_vespri-aosta.html

"Dizia - sem humildade de fachada - aquele nosso amigo: 'Não precisei aprender a perdoar, porque o Senhor me ensinou a amar'."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/perdoar-amar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário