Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.
Evangelho (Lc 6,27-38)
Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam.
33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Santo do dia: São Nicolau de Tolentino.
Santo Autberto de Avranches.
By Giogo - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20864878
São Teodardo, bispo de Tongres.
By Diözese - Bistum Speyer, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7363516
São Sálvio de Albi.
Par Auteur inconnu — Cette image provient de la Bibliothèque en ligne Gallica sous l'identifiant ARK btv1b84472995/f90, Domaine public, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5126586
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Hoje, no drama da #pandemia, perante tantas certezas que se desmoronam, diante de tantas expetativas traídas, no sentido de abandono que nos aperta o coração, Jesus diz a cada um: «Coragem! Abre o coração ao meu amor. Sentirás a consolação de Deus, que te sustenta».
"Se o amor é o cumprimento da lei (cf Rom 13,10), aquele que quer mal ao seu irmão, que faz intrigas contra ele, que lhe deseja mal e se alegra com as suas quedas está a transgredir a lei e merece o castigo eterno. Se aquele que calunia e julga o seu irmão calunia e julga a lei (cf Tg 4,11), e se a lei de Cristo é o amor, o caluniador priva-se do amor de Cristo e coloca-se a si mesmo em risco de merecer o castigo eterno."
(São Máximo, o Confessor)
https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
"Deus doa muito além dos nossos méritos, mas será ainda mais generoso com quantos, aqui na terra, tiverem sido generosos. Jesus não diz o que acontecerá com quantos não doam, mas a imagem da 'medida' constitui uma admoestação: com a medida do amor que dermos, somos nós mesmos que decidimos como seremos julgados, como seremos amados. Observando bem, há uma lógica coerente: na medida em que se recebe de Deus, dá-se ao irmão; e na medida em que se dá ao irmão, recebe-se de Deus!"
(Papa Francisco)
"Na realidade, a proposta de Cristo é realista, pois considera que no mundo existe demasiada violência, demasiada injustiça, e portanto, não se pode superar esta situação exceto se lhe contrapuser um algo mais de amor, um algo mais de bondade. Este 'algo mais' vem de Deus: é a sua misericórdia, que se fez carne em Jesus e que sozinha pode 'inclinar' o mundo do mal para o bem, a partir daquele pequeno e decisivo 'mundo' que é o coração do homem."
(Papa Bento XVI)
http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2007/documents/hf_ben-xvi_ang_20070218.html
"Sempre que te custe fazer um favor, um serviço a uma pessoa, pensa que ela é filha de Deus, lembra-te de que o Senhor mandou que nos amássemos uns aos outros. - Mais ainda: aprofunda cotidianamente neste preceito evangélico; não fiques na superfície. Tira as consequências - é muito fácil -, e acomoda a tua conduta de cada instante a esse apelo."
(São Josemaría Escrivá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário