terça-feira, 8 de setembro de 2020

Catequese diária - 8/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 1,18-23)

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

By Asia - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=62304616

Santo do dia: São Sérgio I, papa.

Beata Serafina Sforza.

By Anonymous, Italian - www.santibeati.com, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8880788

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Maria, a mãe que cuidou de Jesus, cuida com carinho e preocupação materna também deste mundo ferido.

"Ela resplandece e distingue-se pela sua dupla caridade: por um lado, está ardentemente fixada em Deus, a quem adere, formando um único espírito com Ele; por outro lado, atrai e consola docemente os corações dos eleitos e partilha com eles os dons excelentes provenientes da liberalidade de seu Filho."

(Santo Amadeu de Lausana)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Nossa Mãe é modelo de correspondência à graça, e, ao contemplarmos a sua vida, o Senhor nos dará luz para que saibamos divinizar a nossa existência de todos os dias. Ao longo do ano, quando celebramos as festas marianas, e em bastantes momentos de cada dia, nós, cristãos, pensamos muitas vezes na Virgem. Se aproveitarmos esses instantes, imaginando como a nossa Mãe se comportaria nas tarefas que temos que realizar, iremos aprendendo pouco a pouco, e acabaremos por parecer-nos com Ela, como os filhos se parecem com sua Mãe."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/a-natividade-de-nossa-senhora/

"Trata-se de um desígnio salvífico totalmente permeado pela liberdade divina, que contudo espera uma contribuição fundamental da liberdade humana: a correspondência da criatura ao amor do Criador. E é aqui, neste espaço da liberdade humana, que percebemos a presença da Virgem Maria, sem que ela seja explicitamente nomeada: de fato ela é, em Cristo, primícia e modelo dos 'que amam a Deus' (Rm 8, 28). Na predestinação de Jesus está inscrita a predestinação de Maria, assim como a de cada pessoa humana. O 'eis-me' do Filho encontra o 'eis-me' da Mãe (cf. Hb 10, 6), assim como o 'eis-me' de todos os filhos adoptivos no Filho, precisamente de todos nós."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2008/documents/hf_ben-xvi_hom_20080907_cagliari.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário