Evangelho (Lc 7,36-50)
Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
40Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”
Santo do dia: São Roberto Belarmino.
Por anonymous, Italian School - istitutoaveta.it, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19471777
Santa Hildegarda de Bingen.
By Raul de Chissota - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18079411
Santa Columba de Córdova.
Por Tomás A. Santa Coloma Señoráns - scanned photo, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1134412
São Francisco Maria de Camporosso.
São Pedro de Arbués.
Por Bartolomé Esteban Murillo - www.arthermitage.org, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10586615
Santo Estanislau de Jesus e Maria (João Papczynski).
São Segismundo Félix Felinski.
São Lamberto de Maastricht.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Hoje, a natureza que nos rodeia já não é mais admirada, mas "devorada". É preciso voltar a contemplar; para não nos distrairmos com mil coisas inúteis, é preciso reencontrar o silêncio; para que o coração não adoeça, é preciso parar. #TempoDaCriação
"O amor de Deus, que vai à procura dos pecadores, é proclamado por uma mulher pecadora. Pois, ao chamá-la, é toda a nossa raça que Cristo convida ao amor; e, na sua pessoa, atrai ao seu perdão todos os pecadores. Falando apenas com ela, Ele convidou a criação inteira à sua graça."
(Autor siríaco anônimo do século VI)
"Quem confia em si mesmo e nos próprios sentimentos está como que cego pelo seu eu e o seu coração endurece-se no pecado. Ao contrário, quem se reconhece frágil e pecador confia em Deus e d'Ele obtém graça e perdão. É precisamente esta mensagem que é preciso transmitir: o que mais conta é fazer compreender que no sacramento da Reconciliação, seja qual for o pecado que se tenha cometido, se o reconhecermos humildemente e nos aproximarmos confiantes do sacerdote confessor, experimenta-se sempre a alegria pacificadora do perdão de Deus."
(Papa Bento XVI)
"A Igreja, quando caminha na história, é perseguida pelos hipócritas: hipócritas por dentro e por fora. O diabo não tem relação com os pecadores arrependidos, porque olham para Deus e dizem: 'Senhor, sou pecador, ajuda-me'.
O diabo se mostra forte com os hipócritas, usa-os para destruir, destruir as pessoas, destruir a sociedade, destruir a Igreja. A força do diabo é a hipocrisia, porque ele é mentiroso: mostra-se como príncipe poderoso, belíssimo, e por trás é um assassino."
(Papa Francisco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário