sábado, 5 de setembro de 2020

Catequese diária - 5/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 6,1-5)

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”

3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Santo do dia: Santa Madre Teresa de Calcutá.


Por Manfredo Ferrari - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35010569

Novena pelas almas do Purgatório:



"O fruto do silêncio é a oração; o fruto da oração é a fé; o fruto da fé é o amor; o fruto do amor é o serviço; e o fruto do serviço é a paz."
(Santa Teresa de Calcutá)


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Madre Teresa, incansável trabalhadora da caridade, reze por nós, para que nosso critério de ação seja sempre o amor gratuito, derramado a todos sem distinção de língua, cultura, raça ou religião.

"Como já tive ocasião de afirmar, o trabalho reveste uma importância primária para a realização do homem e o progresso da sociedade; por isso torna-se necessário que aquele seja sempre organizado e realizado no pleno respeito da dignidade humana e ao serviço do bem comum. Ao mesmo tempo, é indispensável que o homem não se deixe escravizar pelo trabalho, que não o idolatre, pretendendo achar nele o sentido último e definitivo da vida. É no dia consagrado a Deus que o homem compreende o sentido da sua existência e também do trabalho."
(Papa Bento XVI)


"Com efeito, o Jesus chama o homem ao repouso, dizendo-lhe: 'Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos' (Mt 11,28). E a todas as almas que têm confiança e se aproximam dele, dá-lhes descanso, libertando-as de pensamentos dolorosos, desanimadores e impuros. Assim, deixam completamente de se entregar ao mal e celebram um sábado verdadeiro, delicioso e santo, uma festa do Espírito, numa alegria jubilosa inexprimível; e prestam a Deus um culto que Lhe é agradável porque procede de um coração puro: esse é o verdadeiro sábado santificado."
(Homilia atribuída a São Macário)


"Cheio de compaixão, Cristo autoriza-Se, em dia de sábado, a fazer o bem em vez do mal, a salvar uma vida antes que perdê-la (Mc 3,4). O sábado é o dia do Senhor, das misericórdias e da honra de Deus. 'O Filho do Homem é senhor do sábado'."
(Catecismo da Igreja Católica)


"Um homem e uma sociedade que não reajam perante as tribulações ou as injustiças, e não se esforcem por aliviá-las, não são nem homem nem sociedade à medida do amor do Coração de Cristo. Os cristãos - conservando sempre a mais ampla liberdade à hora de estudar e de aplicar as diversas soluções, e, portanto, com um lógico pluralismo - devem identificar-se no mesmo empenho em servir a humanidade. De outro modo, o seu cristianismo não será a Palavra e a Vida de Jesus: será um disfarce, um logro perante Deus e perante os homens."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário