segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Catequese diária - 21/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 9,9-13)

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

Santo do dia: São Mateus, apóstolo.


By Țetcu Mircea Rareș - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=34234994

São Jonas, profeta.


By Reinhardhauke - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12814472

Santa Ifigênia.


São Quadrato da Grécia.


Santa Maura de Troyes.

Beato Marco de Modena.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O caminho da reconciliação requer paciência e confiança. Não se obtém a #paz se não a almejarmos.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Devemos procurar uma fraternidade real, baseada na origem comum de Deus. O desejo de #paz está profundamente inscrito no coração do homem e não devemos resignar-nos com nada que seja menos que isso.

"Como o publicano Mateus, cada um de nós confia na graça do Senhor, não obstante os próprios pecados. Todos nós somos pecadores, todos cometemos pecados. Chamando Mateus, Jesus mostra aos pecadores que não tem em consideração o passado deles, nem a sua condição social, nem sequer as convenções exteriores mas, ao contrário, abre-lhes um novo futuro. Certa vez ouvi um bonito ditado: 'Não há santo sem passado, nem pecador sem futuro'. É isto que Jesus faz. Não há santo sem passado, nem pecador sem futuro. É suficiente responder ao convite com o coração humilde e sincero. A Igreja não é uma comunidade de pessoas perfeitas, mas de discípulos a caminho, que seguem o Senhor porque se reconhecem pecadores e necessitados do seu perdão. Por conseguinte, a vida cristã é escola de humildade que nos abre à graça."
(Papa Francisco)

"Jesus não exclui ninguém da própria amizade. Ao contrário, precisamente porque se encontra à mesa em casa de Mateus-Levi, em resposta a quem falava de escândalo pelo fato de ele frequentar companhias pouco recomendáveis, pronuncia a importante declaração:  'Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores' (Mc 2, 17).
O bom anúncio do Evangelho consiste precisamente nisto: na oferenda da graça de Deus ao pecador!"
(Papa Bento XVI)


"Mateus tinha sido publicano, e fora chamado do serviço público do reino de pecado para a liberdade do Reino de Deus, do Reino de justiça. E, como homem verdadeiramente grato para com o grande Rei que o tinha libertado, serviu com fidelidade as leis do seu Reino."
(Rupert de Deutz, monge)


"É verdade que foi pecador. - Mas não faças dele esse juízo inabalável. - Vê se tens entranhas de piedade, e não te esqueças de que ainda pode vir a ser um Agostinho, enquanto tu não passas de um medíocre."
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário