terça-feira, 22 de setembro de 2020

Catequese diária - 22/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 8,19-21)

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.

Santo do dia: São Maurício de Tebas.


Por Este ficheiro foi inicialmente carregado por Lanternix em Wikipédia em inglês - Transferido de en.wikipedia para a wiki Commons., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2573324

Santo Inácio de Santhiá.

Santa Salaberga.

Beato Otão de Freising.


De Hans Part - http://geschichte.landesmuseum.net/, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3421736

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A vida humana se baseia sobre três relações fundamentais intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra. #TempoDaCriação

"Esta é a familiaridade, não? Sempre. Os santos tinham isso. Santa Teresa, é bonito, porque diz que via o Senhor em todos os lugares, era familiar com o Senhor por todos os lados, mesmo entre as panelas na cozinha, era assim."
(Papa Francisco)


"Realmente Maria é a mulher da escuta: vemo-lo no encontro com o Anjo (Lc 1,26ss) e vemo-lo de novo em todas as cenas da sua vida, desde as bodas de Caná, até à cruz e até ao dia do Pentecostes. […] Já no momento da Anunciação podemos captar a atitude de escuta: uma escuta verdadeira, uma escuta que é interiorizada, que não se limita a dizer sim mas que assimila a Palavra, que toma a Palavra, à qual se segue a verdadeira obediência, porque a Palavra foi interiorizada, isto é, tornou-se Palavra em mim e para mim. […] Assim a Palavra torna-se encarnação."
(Papa Bento XVI)


"As palavras do Evangelho são milagrosas e, se não nos transformam, é porque não lhes pedimos que  o façam. A verdade é que em cada frase de Jesus, em cada um dos seus exemplos, permanece o poder forte que curou, purificou e ressuscitou; desde que sejamos, perante Ele, como o paralítico e o centurião, de respondermos imediatamente e com obediência plena."
(Venerável Madeleine Delbrêl)


"Sentimo-nos tocados, com o coração a bater com mais força, quando ouvimos com toda a atenção este brado de S. Paulo: esta é a vontade de Deus: a vossa santificação. Hoje, mais uma vez o repito a mim mesmo e também o recordo a cada um e à Humanidade inteira: esta é a vontade de Deus, que sejamos santos.
(...)
Chama cada um à santidade, pede amor a cada um: jovens e velhos, solteiros e casados, sãos e doentes, cultos e ignorantes, trabalhem onde quer que trabalhem, estejam onde quer que estejam. Há um único modo de crescer na familiaridade e na confiança com Deus: a intimidade da oração, falar com Ele, manifestar-Lhe - de coração a coração - o nosso afeto."
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário