sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Catequese diária - 4/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 5,33-39)

 Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.

36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

Santo do dia: Santa Rosália.

Por Desconhecido - Universidade de Lisboa., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2417694

São Moisés, profeta.

Santa Ida de Herzfeld.

By Westerdam - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51443454

Beata Maria de Santa Cecília Romana (Dina Bélanger).

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Durante este #TempoDaCriação, ouçamos o pulsar da criação. Esta nasceu para manifestar e comunicar a glória de Deus, para nos ajudar a encontrar na sua beleza o Senhor de todas as coisas e regressar a Ele.

"Que 'estejam cingidos os nossos rins e acesas as nossas lâmpadas'; sejamos semelhantes 'aos homens que esperam o seu senhor ao voltar do seu noivado' (Lc 12,35). Não sejamos como aqueles ímpios que dizem: 'Comamos e bebamos, que amanhã morreremos' (1Cor 15,32). Quanto mais incerto é o dia da nossa morte, mais dolorosas são as tribulações desta vida; e devemos jejuar e orar ainda mais, porque efetivamente morreremos amanhã: 'dentro em pouco já Me não vereis e pouco depois voltareis a ver-Me' (Jo 16,16). Agora é o momento acerca do qual Ele disse: 'Chorareis e lamentar-vos-eis; o mundo alegrar-se-á e vós estareis tristes' (v. 20); é a altura desta vida cheia de provações em que viajamos longe dele; 'mas Eu hei de ver-vos de novo; e o vosso coração alegrar-se-á e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria' (v. 22)."

(Santo Agostinho)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Deus seja louvado!, dizias de ti para ti depois de terminares a tua Confissão sacramental. E pensavas: é como se tivesse voltado a nascer.

Depois, prosseguiste com serenidade: 'Domine, quid me vis facere?' - Senhor, que queres que eu faça?

- E tu mesmo te deste a resposta: - Com a tua graça, por cima de tudo e de todos, cumprirei a tua Santíssima Vontade: Serviam! - eu te servirei sem condições!"

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/forja-ponto-238.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário