sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Catequese diária - 11/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 6,39-42)

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Santo do dia: São João Gabriel Perboyre.


By GrandBout - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=75545005

São Pafnúcio do Egito.


São Paciente de Lyon.

Beato Boaventura de Barcelona.


By Montserrat Gili - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1017218

Papa Francisco
@Pontifex_pt
O crente contempla o mundo, não como alguém que está fora dele, mas dentro, reconhecendo os laços com que o Pai nos uniu a todos os seres.

"Nesta passagem, o Senhor previne-nos contra os juízos temerários e injustos, pois pretende que ajamos com um coração simples, olhando sempre só para Deus. Dado que ignoramos os motivos de muitas ações, seria temerário da nossa parte julgá-las. Os mais dispostos a fazer juízos temerários e a condenar os outros são aqueles que preferem condená-los a corrigi-los e conduzi-los ao bem, uma atitude que denota orgulho e mesquinhez."
(Santo Agostinho)


"Vamos nos olhar no espelho antes de julgar. 'Mas aquele faz isso... isto faz o outro...' 'Mas, espere um pouco... ', eu me olho no espelho e depois penso. Pelo contrário, eu vou ser um hipócrita, porque eu me coloco no lugar de Deus e, também, o meu julgamento é um julgamento pobre; carece-lhe de algo tão importante que tem o julgamento de Deus, falta a misericórdia."
(Papa Francisco)


"Enquanto interpretas com má fé as intenções alheias, não terás o direito de exigir compreensão para ti mesmo."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário