terça-feira, 15 de setembro de 2020

Catequese diária - 15/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 19,25-27)

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

NOSSA SENHORA DAS DORES


By Bartolomé Esteban Murillo - [2], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17427119


By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11230938

Santo do dia: Santa Catarina de Gênova.


By Giovanni Agostino Ratti - Davide Papalini, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7107260

Santo Antônio Maria Schwartz.

São Rolando de Médici.

Beato Camilo Costanzo.

Beato Paulo Manna.

Hino STABAT MATER:


Papa Francisco
@Pontifex_pt
A Virgem das Dores que chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, agora se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano.

"O caminho de Maria é mais doce e mais tranquilo.
Nele encontramos, é certo, grandes combates que travar e dificuldades que vencer; mas esta boa Mãe e Mestra torna-se tão próxima e tão presente aos seus servos fiéis, para os iluminar nas suas trevas, para lhes esclarecer as dúvidas, para os apoiar nos seus temores, para os sustentar nos seus combates e nas suas dificuldades, que, na verdade, este caminho virginal ao encontro de Jesus Cristo é um caminho de rosas e de mel, comparado com outros."
(São Luís Maria Grignion de Montfort)


"Maria vive hoje na alegria e glória da Ressurreição. As lágrimas derramadas ao pé da Cruz transformaram-se num sorriso que nada mais apagará, embora permaneça intacta a sua compaixão materna por nós. Atesta-o a intervenção da Virgem Maria em nosso socorro ao longo da história e não cessa de suscitar por Ela, no povo de Deus, uma confidência inabalável: a oração Memorare ('Lembrai-Vos') exprime muito bem este sentimento. Maria ama cada um dos seus filhos, concentrando a sua atenção de modo particular naqueles que, como o Filho d’Ela na hora da Paixão, se acham mergulhados no sofrimento; ama-os, simplesmente porque são seus filhos, por vontade de Cristo na Cruz."
(Papa Bento XVI)


"Soledade de Maria. Só! - Chora, sem amparo.
- Tu e eu devemos acompanhar Nossa Senhora, e chorar também; porque a Jesus O pregaram ao madeiro, com pregos, as nossas misérias."
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário