quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Catequese diária - 23/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 9,1-6)

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

Santo do dia: São Pio de Pietrelcina.


Por Muschio Di Quercia - Obra do próprio, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=79213495

São Lino, papa.


Beato Francisco de Paula Victor.


Por Jesus Misericordioso - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=53217260

Beata Bernardina Jablonska.


Beata Helena Duglioli.

Beata Maria Emília Tavernier.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O caminho da #solidariedade precisa da subsidiariedade: não há verdadeira solidariedade sem participação social, sem a contribuição das famílias, das associações, das cooperativas, das pequenas empresas, da sociedade civil. #AudiênciaGeral

"Ore, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Nosso Senhor misericordioso escutará a sua oração."
(São Pio de Pietrelcina)


"O Mestre quis que eles fossem livres e ligeiros, sem apoios nem favores, com a única certeza do amor d’Aquele que os envia, fortalecidos unicamente pela sua palavra que vão anunciar. O cajado e as sandálias são o equipamento dos peregrinos, porque eles são mensageiros do reino de Deus, não empresários omnipotentes, não funcionários rigorosos nem estrelas em tournée. Pensemos, por exemplo, nesta Diocese da qual eu sou o Bispo. Pensemos nalguns Santos desta Diocese de Roma: São Filipe Neri, São Bento José Labre, Santo Aleixo, Beata Ludovica Albertoni, Santa Francisca Romana, São Gaspar del Bufalo e muitos outros. Não eram funcionários nem empresários, mas trabalhadores humildes do Reino. Tinham este rosto. E a este 'rosto' pertence também a maneira como a mensagem é acolhida: com efeito, pode que acontecer não sejamos acolhidos nem ouvidos (cf. v. 11). Também isto é pobreza: a experiência da falência. A vicissitude de Jesus, que foi rejeitado e crucificado, antecipa o destino do seu mensageiro. E só se estivermos unidos a Ele, morto e ressuscitado, conseguiremos encontrar a coragem da evangelização."
(Papa Francisco)


"Qual é 'a palavra de louvor' (Sl 65,8) que é preciso proclamar? Seguramente esta: 'Ele deu vida à alma' dos crentes (v.9); porque Deus atribuiu a constância e a perseverança na profissão da fé à pregação dos apóstolos e à confissão dos mártires, e o anúncio do Reino dos Céus percorreu a Terra em todos os sentidos, passo a passo. Com efeito, 'a sua mensagem espalhou-se por toda a Terra' (Sl 18,5). E o Espírito Santo proclama a glória desta corrida espiritual: 'Como são belos os pés dos que anunciam a boa nova, dos que anunciam a paz' (Is 52,7). É esta palavra de louvor a Deus que é necessário proclamar, segundo o testemunho do salmista: 'Deu vida à minha alma e não deixou que os meus passos vacilassem'. Com efeito, os apóstolos não se deixaram desviar do curso espiritual da sua pregação pelo temor das ameaças humanas, e a firmeza dos seus passos solidamente assentes impediu-os de se afastarem do caminho da fé."
(Santo Hilário de Poitiers)


"É um sentido novo da vida, da existência humana, que consiste na comunhão com Jesus Cristo vivo; não só com uma personagem histórica, um mestre de sabedoria, um líder religioso, mas com um homem no qual Deus habita pessoalmente. A sua morte e ressurreição é a Boa Nova que, partindo de Jerusalém, se destina a alcançar todos os homens e povos, e a transformar a partir de dentro todas as culturas, abrindo-as à verdade fundamental: Deus é amor, fez-se homem em Jesus e com o seu sacrifício resgatou a humanidade da escravidão do mal dando-lhe uma esperança certa."
(Papa Bento XVI)


"Pede sempre a tua perseverança e a dos teus companheiros de apostolado, porque o nosso adversário, o demônio, sabe perfeitamente que sois os seus grandes inimigos..., e uma queda em vossas fileiras, quanto o satisfaz!"
(São Josemaría Escrivá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário