quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Catequese diária - 30/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 9,57-62)

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.

58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

Santo do dia: São Jerônimo.


São Gregório, o Iluminador.


Por G.dallorto - Obra do próprio, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=923421

Beato Frederico Albert.

Beata Felícia Meda.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não retornemos à "normalidade" doente de injustiças e degradação ambiental. A normalidade à qual somos chamados é a do Reino de Deus, onde o pão chega a todos e a organização social se baseia no contribuir, no partilhar e no distribuir.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O afeto à Sagrada Escritura, um terno e vivo amor à Palavra de Deus escrita é a herança que São Jerônimo, com a sua vida e as suas obras, deixou à Igreja.

CARTA APOSTÓLICA

SCRIPTURAE SACRAE AFFECTUS

DO SANTO PADRE
FRANCISCO
NO XVI CENTENÁRIO DA MORTE DE SÃO JERÔNIMO


"Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo."
(São Jerônimo)


"Estas exigências podem parecer demasiado severas, mas na realidade expressam a novidade e a prioridade absoluta do Reino de Deus que se torna presente na própria Pessoa de Jesus Cristo. Em última análise, trata-se daquela radicalidade que é devida ao Amor de Deus, ao qual Jesus é o primeiro que obedece. Quem renuncia a tudo, até a si mesmo, para seguir Jesus, entra numa nova dimensão da liberdade, que São Paulo define 'caminhar segundo o Espírito' (cf. Gl 5, 16). 'Cristo libertou-nos para a liberdade!' – escreve o Apóstolo – e explica que esta nova forma de liberdade que nos foi conquistada por Cristo consiste em estar 'ao serviço uns dos outros' (Gl 5, 1-13). Liberdade e amor coincidem! Ao contrário, obedecer ao próprio egoísmo leva a rivalidades e conflitos."
(Papa Bento XVI)


"Cordeiro de Deus, neste caminho por onde ando, segura-me a mão direita, não vá eu cair. Cordeiro de Deus, faz com que cumpra fielmente, mediante o teu socorro, aquilo que comecei em teu nome. Cordeiro de Deus, que os meus pecados não sejam para mim um obstáculo, mas que, em todas estas demandas, a tua misericórdia me faça progredir. Ó Cristo, escuta-me, e à hora da minha morte faz-me rejubilar com a tua salvação."
(Santa Gertrudes de Helfta)


"Recorda-Te que, estrangeiro neste mundo, andaste errante, Tu, o Verbo eterno, nada tinhas, nem sequer uma pedra, nem um abrigo, como as aves do céu. Ó Jesus! Vem repousar em mim, vem, que minha alma está pronta para Te receber, meu amado Salvador, repousa no meu coração, que é teu."
(Santa Teresinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário