terça-feira, 1 de setembro de 2020

Catequese diária - 1°/09/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 4,31-37)

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

Santo do dia: Santo Egídio.

Por Mestre de Saint Giles - http://www.catholic-forum.com/saints/saintg15.htm original image at The National Gallery, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=830113

Santa Beatriz da Silva.

São Josué, sucessor de Moisés.

By Carlo Maratta, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=83717345

São Lopo de Sens.


Beata Juliana de Collalto.

Beata Joana Soderini de Florença.

Intenção de oração do Papa para setembro:

Rezemos para que os recursos do planeta não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa.

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE

PAPA FRANCISCO

PARA A CELEBRAÇÃO DO

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2020/documents/papa-francesco_20200901_messaggio-giornata-cura-creato.html

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O #JubileuDaTerra é um tempo para voltar para Deus, nosso Criador amoroso. Não é possível viver em harmonia com a criação, sem estar em paz com o Criador, fonte e origem de todas as coisas.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O #JubileuDaTerra é um tempo propício para recordar a vocação primordial da criação para ser comunidade de amor. Existimos apenas graças às relações com Deus criador, com os irmãos e irmãs e com todas as criaturas que habitam na mesma casa que nós.

"Jesus não só expulsa os demónios das pessoas, libertando-as da pior escravidão, mas impede que os demónios revelem a sua identidade. E insiste sobre este 'segredo', porque está em jogo o bom êxito da sua própria missão, da qual depende a nossa salvação. Com efeito, sabe que para libertar a humanidade do domínio do pecado, Ele deverá ser sacrificado na cruz como verdadeiro Cordeiro pascal. O demônio, por sua vez, procura distraí-lo em vista de o desviar ao contrário para a lógica humana de um Messias poderoso e com sucesso. A cruz de Cristo será a ruína do demônio, e é por isso que Jesus não cessa de ensinar aos seus discípulos que para entrar na sua glória deve sofrer muito, ser rejeitado, condenado e crucificado (cf. Lc 24, 26), dado que o sofrimento faz parte integrante da sua missão."

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2009/documents/hf_ben-xvi_ang_20090201.html

"O Pai gerou o Filho de forma diferente de como nos homens o espírito gera a palavra; pois o espírito subsiste em nós, enquanto a palavra, uma vez pronunciada, se desvanece. Ora, nós sabemos que Cristo foi gerado 'pela palavra de Deus vivo e eterno' (1Pe 1,23), nascida do Pai eternamente, de modo inexprimível, da mesma natureza que Ele: 'No princípio existia o Verbo e o Verbo era Deus' (Jo 1,1). Palavra que contém a vontade do Pai e cria todas as coisas por sua ordem; Palavra que desce e que volta (cf Is 55,11); [...] Palavra cheia de autoridade e que tudo rege, porque Jesus sabia que o Pai depositara todas as coisas nas suas mãos (cf Jo 13,3)."

(São Cirilo de Jerusalém)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O mundo, o demônio e a carne são uns aventureiros que, aproveitando-se da fraqueza do selvagem que trazes dentro de ti, querem que, em troca do fictício brilho de um prazer - que nada vale -, lhes entregues o ouro fino e as pérolas e os brilhantes e os rubis embebidos no sangue vivo e redentor do teu Deus, que são o preço e o tesouro da tua eternidade."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-34.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário