sábado, 11 de setembro de 2021

Catequese diária - 11/09/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 6,43-49)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.

45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?

47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.

49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.

Santo do dia: São João Gabriel Perboyre.


By GrandBout - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=75545005

São Paciente de Lyon.

Beato Boaventura de Barcelona (Miguel Gran).


Por Montserrat Gili - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1017218

Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres. #TempodaCriação

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje é celebrado o Ano Novo na #Etiópia. #RezamosJuntos pelo povo etíope, especialmente por aqueles que sofrem com o conflito em curso e pela grave situação humanitária por ele causada. Que este seja um tempo para ouvir o desejo comum de paz.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Amanhã começarei minha #ViagemApostólica a Budapeste e Eslováquia. Peço-lhes que me acompanhem com a oração e confio esta visita à intercessão de tantos heroicos confessores da fé que testemunharam o Evangelho naqueles lugares em meio à hostilidades e perseguições.

"Homem livre, sujeita-te a uma voluntária servidão, para que Jesus não tenha que dizer por tua causa aquilo que contam ter dito, a propósito de outros, à Madre Teresa:
'Teresa, Eu quis..., mas os homens não quiseram'."
(São Josemaría Escrivá)


"A pregação da Igreja apresenta, sob todos os aspectos, uma solidez inabalável: permanece idêntica a si mesma e beneficia do testemunho dos profetas, dos apóstolos e de todos os seus discípulos, testemunho que engloba o começo, o meio e o fim, a totalidade do desígnio de Deus, infalivelmente ordenada para a salvação do homem e pedra angular da nossa fé. Por isso, preservamos cuidadosamente essa fé que recebemos da Igreja.
(...)
Onde estiver a Igreja, está também o Espírito Santo; e onde está o Espírito de Deus, está também a Igreja e toda a graça. E o Espírito é Verdade (cf 1Jo 5,6). É por isso que aqueles que se excluem do Espírito deixam de se alimentar e de receber a vida no seio de sua Mãe, e de participar da fonte límpida que brota do corpo de Cristo (cf Jo 7,37). (...) Não se alicerçam na única rocha, mas na areia."
(Santo Ireneu de Lyon)


"Enfim, construir sobre Cristo quer dizer fundamentar na sua vontade todas as aspirações pessoais, as expectativas, os sonhos, as ambições e todos os seus projectos. Significa dizer a si mesmo, à própria família, aos próprios amigos e ao mundo inteiro, mas sobretudo a Cristo: 'Senhor, na minha vida nada quero fazer contra ti, porque Tu sabes o que é melhor para mim. Tu tens palavras de vida eterna' (cf. Jo 6, 68). Meus amigos, não tenhais medo de apostar em Cristo! Tende saudades de Cristo, como fundamento da vida! Inflamai em vós o desejo de construir a vossa própria vida com Ele e por Ele! Porque não pode perder aquele que aposta tudo no amor crucificado do Verbo encarnado."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário