quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Catequese diária - 2/09/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 5,1-11)

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Santo do dia: Santo Agrícola de Avinhão.


By Reinhardhauke - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16895992

Santo Antonino de Apameia.

Beata Ingrid Elofsdotter.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No princípio, há o Amor, o amor de Deus. Tudo aquilo que é vida, tudo o que é belo, bom e verdadeiro vem dali, de Deus que é amor, assim como do coração e do ventre de uma mãe vem a vida humana, do coração e do ventre de uma Mãe veio Jesus, o Amor que se fez carne.

"É a resposta da fé, que também nós somos chamados a dar; é a atitude da disponibilidade que o Senhor pede a todos os seus discípulos, sobretudo àqueles que têm cargos de responsabilidade na Igreja."
"Quando nos colocamos com generosidade ao seu serviço, Ele faz grandes coisas em nós."
(Papa Francisco)


"Tenho uma grande dívida para com Deus, que me deu a graça de, por meu intermédio, 'povos numerosos' (Ez 38,6) terem renascido para Deus. (...) É por isso que é muito importante lançarmos as redes, a fim de que 'uma grande quantidade de peixes', 'uma grande multidão' (Lc 6,17) seja apanhada para Deus e haja sacerdotes que batizem e exortem o povo, segundo a palavra do Senhor."
(São Patrício)

"Que poder o da obediência! - O lago de Genesaré negava os seus peixes às redes de Pedro. Toda uma noite em vão.
- Agora, obediente, tornou a lançar a rede à água e pescaram 'piscium multitudinem copiosam' - uma grande quantidade de peixes.
- Acredita: o milagre repete-se todos os dias."
(São Josemaría Escrivá)


"O homem não é autor da sua própria vocação, mas dá resposta à proposta divina; e a debilidade humana não deve causar medo, se é Deus quem chama. É necessário ter confiança na sua força, que age precisamente na nossa pobreza; é preciso confiar cada vez mais no poder da sua misericórdia, que transforma e renova."
(Papa Bento XVI)



Nenhum comentário:

Postar um comentário