sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Catequese diária - 24/09/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 9,18-22)

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

NOSSA SENHORA DAS MERCÊS


Santo do dia: São Geraldo Sagredo.


By Rijksmuseum - http://hdl.handle.net/10934/RM0001.COLLECT.243270, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=84668496

Beata Colomba Gabriel.


Beato Antônio Martinho Slomsek.


By Unknown author - Book, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1825373

Beata Rita Amada de Jesus.


Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=3751489

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não ignoramos os sofrimentos dos irmãos e irmãs privados da liberdade e da dignidade, vítimas das escravidões contemporâneas. Peçamos a #NossaSenhoradasMercês que nos ajude a trabalhar juntos para romper as amarras e restituir a elas uma vida digna.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Ajudemos a Europa de hoje, doente de cansaço, a reencontrar o rosto sempre jovem de Jesus!

"Cruz, trabalhos, tribulações: tê-los-ás enquanto viveres. - Por esse caminho foi Cristo, e não é o discípulo mais que o Mestre."
(São Josemaría Escrivá)


"A fé, porém, não é fruto do esforço do homem, da sua razão, mas é um dom de Deus: 'És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu'. Tem a sua origem na iniciativa de Deus, que nos desvenda a sua intimidade e nos convida a participar da sua própria vida divina. A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo."
(Papa Bento XVI)


"Quem sou para ti? Dirigida a cada um de nós, é uma pergunta que pede não apenas uma resposta exata do ponto de vista do Catecismo, mas uma resposta pessoal, uma resposta de vida.
(...)
Que grande distância existe entre Aquele que reina silenciosamente na cruz e aquele falso deus que gostaríamos de ver reinar pela força e reduzir ao silêncio os nossos inimigos! Como é diverso Cristo, que Se nos propõe só com amor, comparado com os messias poderosos e vencedores, lisonjeados pelo mundo! Jesus sacode-nos, não se contenta com declarações de fé, pede-nos que purifiquemos a nossa religiosidade diante da sua cruz, diante da Eucaristia."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário