Evangelho (Mt 1,18-23)
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
Santo do dia: São Sérgio I, papa.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Neste dia em que celebramos a #NatividadedeMaria, peçamos a nossa Mãe que nos ajude a redescobrir a beleza de ser filhos de Deus e, superando as diferenças e conflitos, a viver como irmãos.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
A educação é um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história. A educação é sobretudo uma questão de amor e de responsabilidade que se transmite no tempo de geração em geração. #DiadaAlfabetização
"Ó Mãe, Mãe! Com essa tua palavra - 'fiat' - nos tornaste irmãos de Deus e herdeiros da sua glória. - Bendita sejas!"
"Ao longo do ano, quando celebramos as festas marianas, e em bastantes momentos de cada dia, nós, cristãos, pensamos muitas vezes na Virgem. Se aproveitarmos esses instantes, imaginando como a nossa Mãe se comportaria nas tarefas que temos que realizar, iremos aprendendo pouco a pouco, e acabaremos por parecer-nos com Ela, como os filhos se parecem com sua Mãe."
(São Josemaría Escrivá)
"A sua resposta foi imediata: 'Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo' (Mt 1, 24). Com a obediência, superou o seu drama e salvou Maria.
(...)
Em todas as circunstâncias da sua vida, José soube pronunciar o seu 'fiat', como Maria na Anunciação e Jesus no Getsêmani."
(Papa Francisco)
"Que toda a criação esteja em festa e cante o santo parto de uma santa mulher, pois ela trouxe ao mundo um tesouro indestrutível. [...] Por ela, o Verbo criador de Deus uniu-Se a toda a criação, e nós festejamos o fim da esterilidade humana, o fim da enfermidade que nos impedia de possuir o bem. [...] A natureza deu lugar à graça. [...] Como a Virgem Mãe de Deus devia nascer de Ana, a estéril, a natureza permaneceu sem fruto até que a graça deu à luz o seu fruto."
(São João Damasceno)
"Trata-se de um desígnio salvífico totalmente permeado pela liberdade divina, que contudo espera uma contribuição fundamental da liberdade humana: a correspondência da criatura ao amor do Criador. E é aqui, neste espaço da liberdade humana, que percebemos a presença da Virgem Maria, sem que ela seja explicitamente nomeada: de fato ela é, em Cristo, primícia e modelo dos 'que amam a Deus' (Rm 8, 28)."
(Papa Bento XVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário