terça-feira, 28 de setembro de 2021

Catequese diária - 28/09/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 9,51-56)

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

Santo do dia: São Venceslau.


By Adolf Zimmermann - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19179250

São Lourenço Ruiz e companheiros mártires.


São Simão de Rojas.


Por Pedro el Mudo - http://www.trinitarios.org/arte/Simonrojas.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7901429

Beato Bernardino de Feltre.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nestes tempos de crise – na saúde, social e ambiental - vamos refletir sobre como nosso uso de tantos bens materiais é muitas vezes prejudicial à Terra. Optemos por mudar e caminhemos rumo a estilos de vida mais simples que respeitem a criação. #TempodaCriação

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A espiritualidade cristã propõe a sobriedade e a simplicidade que nos permitem parar e saborear as pequenas coisas, agradecer as possibilidades que a vida nos oferece sem nos apegarmos ao que temos nem entristecermos por aquilo que não possuímos. #TempoDaCriação

Um mundo de samaritanos (padre Paulo Ricardo):

"Ele sobe a Jerusalém para depois subir de volta ao Pai, a fim de que nós, subindo também o nosso próprio calvário, possamos um dia ascender à glória do céu.
(...)
Cristo porém os repreende, porque a sua luta é contra o inferno e o pecado, e não contra os homens, razão por que o seu sacrifício na cruz será também pelos samaritanos e por todos os que não receberam a promessa do Messias."


"Cristo é o caminho e a porta. Cristo é a escada e o veículo, [...] e o sacramento escondido desde todos os séculos. Quem olha para este propiciatório de rosto plenamente voltado para Ele, contemplando-O suspenso da cruz com fé, esperança e caridade, com devoção, admiração e alegria, com veneração, louvor e júbilo, realiza com Ele a Páscoa, isto é, a passagem, atravessando o mar Vermelho por meio da vara da cruz."
(São Boaventura)


"Condição essencial para avançar no discernimento é educar-se para a paciência de Deus e os seus tempos, que nunca são os nossos. Ele não faz descer fogo do céu sobre os incrédulos (cf. Lc 9, 54), nem permite aos zelosos arrancar o joio que cresce juntamente com o trigo (cf. Mt 13, 29). Além disso requer-se generosidade, porque 'a felicidade está mais em dar do que em receber' (At 20, 35). Faz-se discernimento, não para descobrir que mais proveito podemos tirar desta vida, mas para reconhecer como podemos cumprir melhor a missão que nos foi confiada no Batismo, e isto implica estar disposto a fazer renúncias até dar tudo. Com efeito, a felicidade é paradoxal, proporcionando-nos as melhores experiências quando aceitamos aquela lógica misteriosa que não é deste mundo, mas 'é a nossa lógica', como dizia São Boaventura, referindo-se à cruz."
(Papa Francisco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário