sábado, 4 de setembro de 2021

Catequese diária - 4/09/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 6,1-5)

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”

3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Santo do dia: Santa Rosália.


São Moisés, profeta.


By Hult, Adolf, 1869-1943;Augustana synod. [from old catalog] - https://www.flickr.com/photos/internetarchivebookimages/14781728872/Source book page: https://archive.org/stream/bibleprimeroldte00hult/bibleprimeroldte00hult#page/n53/mode/1up, No restrictions, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42760420

Santa Ida de Herzfeld.


By Westerdam - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=51443454

Beata Catarina Mattei.


O primeiro sábado do mês é dedicado ao Imaculado Coração de Maria.


Ato de desagravo ao Imaculado Coração:


Ladainha do Imaculado Coração:


A necessidade da direção espiritual nas nossas vidas! (padre Leonardo Wagner):


Dizer isso na confissão pode ser essencial! As circunstâncias agravantes do pecado! (padre Leonardo Wagner):


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Diante do agravamento de múltiplas crises convergentes, políticas e ambientais - fome, clima, armas nucleares, para citar algumas - o esforço pela paz nunca foi tão necessário e urgente.

"O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca viola a santidade deste dia. (...) Cheio de compaixão, Cristo autoriza-Se, em dia de sábado, a fazer o bem em vez do mal, a salvar uma vida antes que perdê-la (Mc 3,4). O sábado é o dia do Senhor, das misericórdias e da honra de Deus."
(Catecismo da Igreja Católica)


"Com efeito, neste tempo de graça, o cristão observa um Sábado perpétuo, se fizer todo o bem que faz na esperança do repouso que há de vir e não se gloriar das suas boas obras como se fossem um bem que tivesse por si mesmo, e não algo recebido.
(...)
Nem Deus Se cansou ao criar o mundo, nem refez as forças deixando de criar, mas quis, através destas palavras da sua Escritura ['Ao sétimo dia, Deus repousou' (Gn 2,2)], convidar-nos a desejar o repouso, dando-nos o mandamento de santificar esse dia (cf Ex 20,8)."
(Santo Agostinho)


"Por tradição apostólica, que nasceu do próprio dia da Ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal todos os oito dias, no dia que bem se denomina dia do Senhor ou domingo. Neste dia, devem os fiéis reunir-se para participar na Eucaristia e ouvir a palavra de Deus, e assim recordar a Paixão, Ressurreição e glória do Senhor Jesus e dar graças a Deus que os 'regenerou para uma esperança viva pela Ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos' (1Pd 1,3). O domingo é, pois, o principal dia de festa a propor e inculcar no espírito dos fiéis; seja também o dia da alegria e do repouso."
(Concílio Vaticano II, Constituição "Sacrosanctum Concilium")


Nenhum comentário:

Postar um comentário