terça-feira, 21 de setembro de 2021

Catequese diária - 21/09/2021

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 9,9-13)

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

Santo do dia: São Mateus, apóstolo.


By Țetcu Mircea Rareș - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=34234994

São Jonas, profeta.


By Reinhardhauke - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12814472

Como ser verdadeiramente feliz? (padre Leonardo Wagner)


Liveterapia #99 - Falso autoconhecimento e amor próprio desordenado:


O Padre Pio e os anjos da guarda:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Os santos são testemunhas que veneramos e que de mil maneiras diferentes nos remetem para Jesus Cristo, o único Senhor e Mediador entre Deus e o homem. Eles nos recordam que também nas nossas vidas, embora fracas e marcadas pelo pecado, a santidade pode florescer. #SãoMateus

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Qualquer tempo é adequado para a proclamação da paz, nenhuma circunstância está desprovida da sua graça. #PeaceDay

"'O primeiro era semelhante a um leão' (Ap 4,7), e caracteriza o poder, a preeminência e a realeza do Filho de Deus; 'o segundo, a um touro', expressando a sua função de sacerdote que oferece sacrifícios; 'o terceiro tinha um rosto como que de homem', evocando claramente a sua face humana; 'o quarto era semelhante a uma águia em pleno voo', indicando o dom do Espírito que paira sobre a Igreja. Os evangelhos segundo João, Lucas, Mateus e Marcos estão, pois, de acordo com estes seres vivos sobre os quais Cristo Jesus tem o seu trono."
(Santo Ireneu de Lyon)


"À chamada de Jesus, Mateus responde imediatamente: 'ele levantou-se e seguiu-o'. A condensação da frase ressalta claramente a prontidão de Mateus ao responder à chamada. Isto significava para ele o abandono de todas as coisas, sobretudo do que lhe garantia uma fonte de lucro seguro, mesmo se muitas vezes injusto e desonesto. Evidentemente Mateus compreendeu que a familiaridade com Jesus não lhe permitia perseverar em atividades desaprovadas por Deus. Intuiu-se facilmente a aplicação ao presente:  também hoje não é admissível o apego a coisas incompatíveis com o seguimento de Jesus, como é o caso das riquezas desonestas."
(Papa Bento XVI)


"De certo modo, a vida humana é um constante retorno à casa do nosso Pai. Retorno mediante a contrição, mediante a conversão do coração, que se traduz no desejo de mudar, na decisão firme de melhorar de vida, e que, portanto, se manifesta em obras de sacrifício e de doação. Retorno à casa do Pai por meio desse sacramento do perdão em que, ao confessarmos os nossos pecados, nos revestimos de Cristo e nos tornamos assim seus irmãos, membros da família de Deus.
Deus espera-nos como o pai da parábola, de braços estendidos, ainda que não o mereçamos."
(São Josemaría Escrivá)


"A primeira condição para ser salvo é sentir-se em perigo; a primeira condição para ser curado é sentir-se doente."
"Vamos ali e deixemo-nos olhar por Jesus com aquele olhar misericordioso cheio de amor."
"A porta para encontrar Jesus é reconhecer como somos, a verdade: pecadores. E ele vem e encontramo-nos: é tão bom encontrar Jesus!"
(Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário