sábado, 18 de setembro de 2021

Catequese diária - 18/09/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 8,4-15)

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.

6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”.

9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.

11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.

13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

NOSSA SENHORA DA DEFESA



Santo do dia: São José de Cupertino.


São João Macias.


By Judgefloro - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39943021

Como surgem os escrúpulos de consciência?


Como discernir o pecado mortal do venial? #Shorts


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A esperança convida-nos a reconhecer que sempre há uma saída, sempre podemos mudar de rumo, sempre podemos fazer alguma coisa para resolver os problemas. #TempoDaCriação #LaudatoSi’

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Do nosso dom podem nascer a vida e a saúde de outros, doentes e sofredores, fortalecendo assim uma cultura da ajuda, da dádiva, da esperança e da vida. A sociedade tem necessidade destes gestos concretos de amor generoso, a fim de levar a compreender que a vida é sagrada. #WMDD

"Creio que é a Maria que o profeta Joel se dirige ao dizer: 'Não temas, ó terra; canta e rejubila, porque o Senhor faz grandes coisas' (2,21). (...) Uma terra onde não cresceu o espinheiro do pecado; pelo contrário, nela nasceu quem o arrancou de raiz. Terra, enfim, que não é maldita, como a primeira, de campos onde abundavam espinhos e abrolhos (cf Gn 3,18), mas sobre a qual repousa a bênção do Senhor, e que traz em seu seio um 'fruto bendito', como diz o texto sagrado (Lc 1,42)."
(São Teodoro Estudita)


"Tens de corresponder ao amor divino sendo fiel, muito fiel! E, como conseqüência dessa fidelidade, tens de levar a outras pessoas o Amor que recebeste, para que também elas gozem do encontro com Deus."
"Se fores fiel aos impulsos da graça, darás bons frutos: frutos duradouros para a glória de Deus.
- Ser santo implica ser eficaz, mesmo que o santo não toque nem veja a eficácia."
(São Josemaría Escrivá)


"Com efeito, a Sagrada Escritura mostra-nos como o pecado do homem é essencialmente desobediência e 'não escuta'. Precisamente a obediência radical de Jesus até à morte de Cruz (cf. Fl 2, 8) desmascara totalmente este pecado. Na sua obediência, realiza-se a Nova Aliança entre Deus e o homem e é-nos concedida a possibilidade da reconciliação. De fato, Jesus foi mandado pelo Pai como vítima de expiação pelos nossos pecados e pelos do mundo inteiro (cf. 1 Jo 2, 2; 4, 10; Hb 7, 27). Assim, é-nos oferecida misericordiosamente a possibilidade da redenção e o início de uma vida nova em Cristo. Por isso, é importante que os fiéis sejam educados a reconhecer a raiz do pecado na não escuta da Palavra do Senhor e a acolher em Jesus, Verbo de Deus, o perdão que nos abre à salvação."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário