quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Catequese diária - 15/09/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 19,25-27)

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

NOSSA SENHORA DAS DORES


By Wolfgang Sauber - Private collection, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=67297992

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Agradeço a Deus por ter me permitido realizar esta #ViagemApostólica. Agradeço a todos aqueles que colaboraram de diferentes maneiras, especialmente com a oração. Levo todos vocês em meu coração.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Olhando para a Virgem Mãe Dolorosa, nos abrimos a uma fé que se torna compaixão e nos torna solidários com os necessitados. Esta fé, ao estilo de Deus, humilde e silenciosamente levanta o sofrimento do mundo e irriga os sulcos da história com a salvação.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#NossaSenhoraDasDores, ao pé da cruz, não foge da dor. Fica, com o rosto marcado pelas lágrimas, mas com a fé de quem sabe que, no seu Filho, Deus transforma o sofrimento e vence a morte. #ViagemApostólica

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Para tornar grande a vida, precisamos de amor e heroísmo. Olhemos para Jesus, contemplemos o Crucifixo: um amor sem limites e a coragem de dar a vida até ao fim, sem meias medidas. #ViagemApostólica

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje a verdadeira originalidade, a verdadeira revolução é rebelar-se contra a cultura do provisório, é ir além do instinto e do instante, é amar por toda a vida e com todo o próprio ser. #ViagemApostólica

"Ela, que não sofreu as dores do parto como as outras mulheres quando lhe nasceu o Filho, sofre-as sendo crucificada, sentindo a tristeza de quem dá à luz porque chegou a sua hora (cf Jo 13,1; 17,1). [...]
Quando tiver passado esta hora, quando esta espada de dor tiver trespassado por completo a sua alma que dá à luz (cf Lc 2,35), também ela se não lembrará da aflição, pela alegria de ter vindo um homem ao mundo: o homem novo, que renova todo o género humano e reina sem fim sobre todo o mundo, verdadeiramente nascido, ultrapassado todo o sofrimento, imortal, primogénito entre os mortos. Tendo, pois, trazido ao mundo a salvação de todos nós na Paixão de seu único Filho, a Virgem é claramente a Mãe de todos nós."
(Rupert de Deutz, monge beneditino)


"Soledade de Maria. Só! - Chora, sem amparo.
- Tu e eu devemos acompanhar Nossa Senhora, e chorar também; porque a Jesus O pregaram ao madeiro, com pregos, as nossas misérias."
(São Josemaría Escrivá)


"Maria vive hoje na alegria e glória da Ressurreição. As lágrimas derramadas ao pé da Cruz transformaram-se num sorriso que nada mais apagará, embora permaneça intacta a sua compaixão materna por nós. Atesta-o a intervenção da Virgem Maria em nosso socorro ao longo da história e não cessa de suscitar por Ela, no povo de Deus, uma confidência inabalável: a oração Memorare ('Lembrai-Vos') exprime muito bem este sentimento. Maria ama cada um dos seus filhos, concentrando a sua atenção de modo particular naqueles que, como o Filho d’Ela na hora da Paixão, se acham mergulhados no sofrimento; ama-os, simplesmente porque são seus filhos, por vontade de Cristo na Cruz."
(Papa Bento XVI)



By GFreihalter - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=61580721

Nenhum comentário:

Postar um comentário