Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.
Evangelho (Mc 8,27-35)
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.
32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.
SANTÍSSIMO NOME DE MARIA
"Nos perigos, nas angústias, na dúvida,
Pensa em Maria, invoca Maria.
Que Ela não se afaste de tua boca.
Que Ela não se afaste de teu coração
E, para obter o socorro de sua intercessão,
Não esqueças de meditar o exemplo de sua vida."
(São Bernardo)
Santo do dia: São Guido de Anderlecht.
By Enstropia - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=81310002
Beata Maria Luísa (Gertrudes Prosperi).
Papa Francisco
@Pontifex_pt
A verdadeira religiosidade consiste em adorar a Deus e amar o próximo. Mais do que provar algo, nós crentes somos chamados a mostrar a presença paternal do Deus do céu por meio de nossa harmonia na terra. #G20InterfaithForum
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Enraizados na escuta do Altíssimo e dos outros, ajudaremos os nossos contemporâneos a acolher-se e amar-se. Só se formos raízes de paz e rebentos de unidade é que seremos críveis aos olhos do mundo, que nos olha com a nostalgia de ver desabrochar a esperança. #ViagemApostólica
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Hoje o Senhor, fixando o olhar em cada um de nós, nos interpela pessoalmente: «Eu quem sou verdadeiramente para ti?». É uma pergunta que pede não apenas uma resposta exata do ponto de vista do Catecismo, mas uma resposta pessoal, de vida. #EvangelhoDeHoje
Papa Francisco
@Pontifex_pt
A «Cruz da Missão» é o símbolo deste #CongressoEucarístico Internacional: que vos leve a anunciar, com a vida, o Evangelho libertador da ternura sem limites de Deus por cada um. Na atual carestia de amor, é o alimento que o homem espera.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Diante de nós está a Eucaristia, para nos recordar quem é Deus; não o faz com palavras, mas de modo concreto, mostrando-nos Deus como Pão partido, como Amor crucificado e doado. #CongressoEucarístico #Budapeste
Quando é que a gula se torna pecado mortal?
Madre Czacka foi apóstola dos cegos e dos afastados de Deus:
"Quando vires uma pobre Cruz de madeira, só, desprezível e sem valor... e sem Crucificado, não esqueças que essa Cruz é a tua Cruz: a de cada dia, a escondida, sem brilho e sem consolação..., que está esperando o Crucificado que lhe falta. E esse Crucificado tens que ser tu."
(São Josemaría Escrivá)
"A cruz de Cristo! Que mais posso dizer? Não sei orar, não sei o que é ser bom, não tenho espírito religioso, pois estou cheio do mundo. Só sei uma coisa, uma coisa que enche a minha alma de alegria, apesar de me ver tão pobre de virtudes e tão rico em misérias; sei apenas que tenho um tesouro que não trocaria por nada nem por ninguém: a minha cruz, a cruz de Jesus, essa cruz que é o meu único repouso. Como explicar isto? Quem não experimentou, não pode suspeitar do que se trata.
Ah, se todos os homens amassem a cruz de Cristo! Se o mundo soubesse o que é abraçar plenamente, verdadeiramente, sem reservas, em loucura de amor, a cruz de Cristo!"
(São Rafael Arnaiz Barón)
"E diante desta profissão de fé, Jesus renova a Pedro e aos demais discípulos o convite a segui-lo pelo caminho exigente do amor até à Cruz. Também a nós, que podemos conhecer o Senhor mediante a fé na sua Palavra e nos Sacramentos, Jesus dirige a proposta de segui-lo todos os dias e também a nós recorda que para ser seus discípulos é necessário apropriar-nos do poder da sua Cruz, ápice dos nossos bens e coroa da nossa esperança.
(...)
Também na época atual, muitos são os cristãos no mundo que, animados pelo amor a Deus, tomam todos os dias a cruz, tanto a das provações cotidianas como a provocada pela barbárie humana, que às vezes exige a coragem do sacrifício extremo. O Senhor conceda que cada um de nós deposite sempre a nossa esperança sólida nele, persuadidos de que, seguindo-o e carregando a nossa cruz, chegaremos juntamente com Ele à luz da Ressurreição."
(Papa Bento XVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário