quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Catequese diária - 9/09/2021

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 6,27-38)

Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.

30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.

36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

Santo do dia: São Pedro Claver.


Beato Antônio Frederico Ozanam.


Beata Maria Eutímia.

Beato Tiago Desidério Laval.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A nossa casa comum, a criação, não é um mero "recurso". As criaturas têm um valor em si mesmas e refletem, cada uma a seu modo, um raio da infinita sabedoria e bondade de Deus. #TempodaCriação

"Dar a todas as que me pedirem é menos agradável que oferecer-me a mim mesma num movimento amoroso. [...] Se é difícil dar a quem nos pede, ainda o é mais deixar alguém ficar com o que é nosso sem lho reclamar. Ó minha Mãe, digo que é difícil, mas deveria antes dizer que parece ser difícil, pois o jugo do Senhor é leve e suave (cf Mt 11,30). Quando o aceitamos, sentimos logo a sua doçura e clamamos como o salmista: 'Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, porque deste largas ao meu coração' (Sl 118,32)."
(Santa Teresinha)


"Assim procedeu Jesus. Não levantou a mão contra aqueles que O condenaram injustamente e mataram cruelmente, mas abriu-lhes os braços na cruz. E perdoou a quem Lhe espetou os cravos nos pulsos (cf. Lc 23, 33-34).
Ora, se quisermos ser discípulos de Cristo, se nos quisermos chamar cristãos, este é o caminho; não há outro. Amados por Deus, somos chamados a amar; perdoados, a perdoar; tocados pelo amor, a dar amor sem esperar que comecem os outros; salvos gratuitamente, a não buscar lucro algum no bem que fazemos."
(Papa Francisco)


"O nosso amor não se confunde com a atitude sentimental, nem com a simples camaradagem, nem com o propósito pouco claro de ajudar os outros para provarmos a nós mesmos que somos superiores. É conviver com o próximo, venerar - insisto - a imagem de Deus que há em cada homem, procurando que também ele a contemple, para que saiba dirigir-se a Cristo."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário