domingo, 5 de maio de 2019

Catequese diária #887

5 de maio de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 21,1-19)

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”.

Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão.10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.

11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.

12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe.

14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. 15Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”

Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?”

Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas.18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

Santo do dia: São Máximo de Jerusalém.

Santo Ângelo de Jerusalém.


Santo Hilário de Arles.


Beato Benvindo Mareni.

Beato Núncio Sulprício.


Beata Catarina Cittadini.

Beato Gregório Frackowiak.


Como disse São Cirilo, «com alegria, parto para a fé cristã; embora cansado e fisicamente provado, irei com alegria».

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/may/documents/papa-francesco_20190505_bulgaria-patriarca.html

A falsa modéstia é tão ruim quanto a falta de modéstia. Algo forçado, exagerado ou levado para o lado puritano não é natural. A modéstia precisa brotar em nossos corações, e se distribuir através de atos de fé, de comportamento de forma natural e não forçado.

"A partir daquele dia Pedro 'seguiu' o Mestre com a clara consciência da própria fragilidade; mas esta consciência não o desencorajou. De fato, ele sabia que podia contar com a presença do Ressuscitado. Dos ingênuos entusiasmos da adesão inicial, passando pela experiência dolorosa da negação e pelo choro da conversão, Pedro alcançou a confiança naquele Jesus que se adaptou à sua pobre capacidade de amor. E mostra assim também a nós o caminho, apesar da nossa debilidade. Sabemos que Jesus se adapta a esta nossa debilidade."
(Papa Bento XVI)

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060524.html

"Deus me ama... E o Apóstolo João escreve: 'Amemos, pois, a Deus, porque Deus nos amou primeiro'. - Como se fosse pouco, Jesus dirige-se a cada um de nós, apesar das nossas inegáveis misérias, para nos perguntar como a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?'...
- É o momento de responder: 'Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu te amo!', acrescentando com humildade: - Ajuda-me a amar-te mais, aumenta o meu amor!"
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/forja-capitulo-7.htm

"Que o Senhor nos dê sempre a graça de caminhar pela vida com a cabeça para baixo: com a cabeça alta para a dignidade que Deus nos dá, mas com a cabeça para baixo, sabendo que somos pecadores e que o único Senhor é Jesus, nós somos servos."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/por-que-jesus-escolheu-pedro-um-pecador-para-dirigir-a-igreja-papa-explica-66335

"O mar simboliza o mundo atual, batido pelas ondas tumultuosas das nossas ocupações e pelos turbilhões de uma vida caduca. E a terra firme da margem representa a perpetuidade do descanso eterno. Os discípulos afadigam-se no lago porque ainda estão presos nas ondas da vida mortal, mas o nosso Redentor, depois da sua ressurreição, permanece na margem, uma vez que já ultrapassou a condição da fragilidade da carne."
(São Gregório Magno)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Carlo Acutis, o anjo da juventude:

https://padrepauloricardo.org/blog/carlo-acutis-o-anjo-da-juventude

"Católicos, ainda cremos na Eucaristia?" (um artigo do padre Paulo Ricardo)

https://padrepauloricardo.org/blog/catolicos-ainda-cremos-na-eucaristia

Nenhum comentário:

Postar um comentário