segunda-feira, 20 de maio de 2019

Catequese diária #902

20 de maio de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 14,21-26)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

Santo do dia: São Bernardino de Sena.


Por Antonio Raggi - User:JoJan, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=396940

Beato Guido de Gheraldesca.

Beata Colomba de Rieti.


Santo Arcâmgelo Tadini.

Beata Josefa (Hendrina Stenmanns).


By Andreas Alexander Ulrich - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19293958

Beato Luís Talamoni.


Beata Maria Crescência Pérez.

Rezemos por aqueles que vivem em estado de grave enfermidade. Protejamos sempre a vida, dom de Deus, desde o início até a morte natural. Não cedamos à cultura do descarte.

"Toda a graça que é dada aos homens, procede de uma tríplice ordenada causa: de Deus passa a Cristo, de Cristo passa à Virgem, pela Virgem é dada a nós."
(São Bernardino de Sena)

https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/1980/august/documents/hf_jp-ii_spe_19800830_giovani-laquila.html

"Sem o Espírito, nenhum de nós é capaz de dizer, ouvir e viver Jesus. Em outras partes deste longo discurso, Jesus diz do Espírito: ‘Ele os conduzirá à plena Verdade’, nos acompanhará rumo à plena Verdade. ‘Ele lhes fará lembrar de todas as coisas que eu disse; lhes ensinará tudo’. Isto é, o Espírito Santo é o companheiro de caminhada de todo cristão, é o também o companheiro de caminhada da Igreja. E este é o dom que Jesus nos dá."
(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/papa-abrir-o-coracao-ao-espirito-santo-para-testemunhar-jesus/

"Vós todos os que aqui estais, escutais a minha voz da mesma maneira; e, no entanto, não entendeis da mesma maneira o que escutais. […] Quer dizer que a voz não instrui, se a alma não receber a unção do Espírito. A palavra do pregador é vã se não for capaz de acender o fogo do amor nos corações."
(São Gregório Magno)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-espirito-santo-vos-ensinara-tudo-e-vos-recordara-tudo-o-que-eu-vos-disse-sao-gregorio-magno-c-540-604-papa/

"Entre os dons do Espírito Santo, diria que há um de que todos nós, cristãos, necessitamos especialmente: o dom da sabedoria, que nos faz conhecer e saborear Deus, e nos coloca assim em condições de poder avaliar com verdade as situações e as coisas desta vida. Se fôssemos conseqüentes com a nossa fé, ao olharmos à nossa volta e contemplarmos o espetáculo da história e do mundo, não poderíamos deixar de sentir crescer em nossos corações os mesmos sentimentos que animaram o de Jesus Cristo: Ao ver aquelas multidões, compadeceu-se delas, porque estavam desamparadas e abatidas, como ovelhas sem pastor."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-13.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário