terça-feira, 21 de maio de 2019

Catequese diária #903

21 de maio de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 14,27-31a)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

Santo do dia: Santo Eugênio de Mazenod.



São José Maria Robles Hurtado.



De http://www.sanjosemariaroblesh.org/biografia.htm, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3696230

São Cristóvão de Magallanes e companheiros mártires.



Santo Hemming.



Beato João Mopinot.


Beatos Manuel Gómez González e Adílio Daronch.

A paz de Jesus é um dom. Não podemos tê-la com os meios humanos. A paz de Jesus é outra coisa: a paz de Jesus nos ensina a suportar. Suportar é carregar sobre os ombros a vida, as dificuldades, o trabalho, tudo. E ter a coragem de ir avante.

"Oh Príncipe da paz, Jesus ressuscitado, olha com benevolência para toda a humanidade. É apenas de Ti que ela espera auxílio e socorro. Tal como nos tempos da tua vida terrena, continuas a preferir os pequenos, os humildes, os que sofrem. Vais sempre à frente dos pecadores. Faz que todos Te invoquem e Te encontrem, para terem em Ti o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6)."
(São João XXIII)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/dou-vos-a-minha-paz-sao-joao-xxiii-1881-1963-papa-2/

"Assim o reto uso da liberdade é um ponto central na promoção da justiça e da paz, que exigem a cada um o respeito por si próprio e pelo outro, mesmo possuindo um modo de ser e viver distante do meu. Desta atitude derivam os elementos sem os quais paz e justiça permanecem palavras desprovidas de conteúdo: a confiança recíproca, a capacidade de encetar um diálogo construtivo, a possibilidade do perdão, que muitas vezes se quereria obter mas sente-se dificuldade em conceder, a caridade mútua, a compaixão para com os mais frágeis, e também a prontidão ao sacrifício."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/peace/documents/hf_ben-xvi_mes_20111208_xlv-world-day-peace.html

"Nisto se traduz a verdadeira devoção ao Coração de Jesus: em conhecer a Deus e nos conhecermos a nós mesmos, e em olhar para Jesus e recorrer a Jesus, que nos anima, nos ensina, nos guia. A única superficialidade que pode existir nesta devoção é a do homem que, não sendo integralmente humano, não consegue alcançar a realidade de um Deus feito carne."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-164.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário